sábado, 12 de agosto de 2017

DELMIRO GOUVEIA QUE ANEXAR PAULO AFONSO

Se ainda existisse, a revista O Cruzeiro, sucesso editorial nas décadas de 60 e 70, com a sua concorrida seção O impossível acontece, teria agora um bom prato, tanto pelo inusitado do fato como pela longevidade que servem de lastro para a causa.
Delmiro Gouveia, município alagoano, entrou na Procuradoria Geral da União pedindo a anexação de Paulo Afonso, município baiano, com suas quatro usinas.  A base do pedido é um documento emitido por dom João III, rei de Portugal de 1521 a 1557, dono de vastíssimas extensões de terra na Ásia e África, que iniciou a colonização do Brasil, do qual era dono também.
O tal documento diz que a área em que hoje está Paulo Afonso pertencia à Capitania de Pernambuco e foi 'surrupiada' em 1817. O pedido protocolado na PGU é cheio de atlas e mapas e assinado pelo prefeito Padre Eraldo (PSD), sob a inspiração de Renato Boroh, bacharel em direito, defensor da tese.
O presidente da Comissão de Divisão Territorial da Bahia, deputado Zó (PCdoB), diz que o caso seria folclórico, se não fosse sério. – É um absurdo. Mas... Coisa velha — Aliás, nos tempos modernos, o caso já foi parar no STF. O então ministro Ilmar Galvão negou provimento. Agora o prefeito Padre Eraldo retoma a polêmica. Da Coluna Tempo Presente, jornalista Levi Vasconcelos, Jornal A Tarde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário