sexta-feira, 11 de agosto de 2017

MUNICÍPIOS BAIANOS: ACUMULO DE CARGOS

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia vai apurar indícios de acumulação ilícita de cargo, emprego ou função pública e o excedimento do teto de remuneração por servidores em todos os  municípios baianos. Levantamento preliminar indica a necessidade de apuração sobre a situação funcional de 30 mil servidores em 585 órgãos da administração pública direta e indireta de 363 municípios do estado.

Edital publicado na edição de sexta-feira, 11 de agosto 2017,  no Diário Oficial Eletrônico do TCM, estabelece prazo de 60 dias para que as prefeituras e câmaras municipais procedam a apuração de cada indício, adotem providências corretivas, e informem o Tribunal sobre elas, com a correspondente documentação comprobatória, através do Sistema Integrado de Gestão e Auditoria – SIGA, do próprio TCM.

A iniciativa de apurar e coibir a acumulação ilegal de cargos, assim como o pagamento de remuneração acima do teto legal, é fruto de um acordo de cooperação celebrado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Instituto Rui Barbosa (IRB) e os demais tribunais de contas do Brasil. Para dar objetividade ao trabalho, o TCM realizou um cotejamento dos dados das folhas de pagamento das unidades jurisdicionadas do Tribunal, bem como destes com os dados das folhas de pagamento dos demais entes públicos brasileiros.

Nesta análise preliminar foram identificados cerca de 30 mil casos de situações funcionais que, em tese, infringem uma ou mais normas legais, e que devem ser investigadas para que sejam corrigidas. O TCM optou por dar ciência prévia aos gestores municipais responsáveis, de modo a agilizar a adoção de medidas corretivas.
 
Na região constam, a serem investigados, a Câmaras de Vereadores e ou as Prefeituras de Ribeira do Pombal, Banzaê, Euclides da Cunha, Heliópolis, Quijingue, Nova Soure, Tucano, Adustina, Fátima, Glória, Jeremoabo, Olindina, Paulo Afonso, Santa Brigída, Monte Santo, Inhambupe, Itapicuru. Clique aqui e veja a relação de todos os municípios e órgãos públicos em que foram constatados indícios de acumulação de cargos por servidores público e desrespeito ao teto remuneratório legal. Por Assessoria de Comunicação do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário