segunda-feira, 21 de agosto de 2017

ANIMAIS SOLTOS EM RESERVA POMBALENSE



Em atendimento a uma solicitação do Ministério Público de Santa Luz-BA, junto ao CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres), órgão ligado ao IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), após uma apreensão de animais silvestres no referido município, foram informados que o único local da região que estaria fazendo o recebimento dos mesmos pra uma possível soltura, seria Ribeira do Pombal. 

Desta forma, a Secretaria do Meio Ambiente de Ribeira do Pombal foi requisitada pelo Ministério Público de Santa Luz-BA, para auxiliar na busca e possível soltura de aproximadamente 14 aves silvestres já apreendidas. Profissionais pombalenses se dirigiram até o referido município, onde encontraram além das aves citadas anteriormente, mais 15 pássaros silvestres, que viviam em cativeiro, presos em gaiolas na residência de um homem cuja identidade foi mantida em sigilo. O proprietário das aves fez a entrega das mesmas de forma espontânea, se livrando assim das sanções da lei. 
Em seguida, as aves foram trazidas para Ribeira do Pombal, onde existem algumas áreas de soltura de animais silvestres reconhecidas e instituídas pelo IBAMA, sendo todas estas áreas monitoradas, onde os animais recebem um microchip, bem como anilhas, que possibilitam a identificação e rastreamento de cada um deles, dificultando assim que os mesmos sejam novamente capturados ou traficados, já que caso isso venha acontecer, através deste rastreamento é possível chegar até os responsáveis pela captura, aplicando aos mesmos as leis vigentes no país.

O biólogo Thiago Rehem Santos afirmou que a Secretaria do Meio Ambiente de Ribeira do Pombal, dispõe de um programa de captura e manejo de animais silvestres, onde é feito um estudo de caso com cada animal apreendido, avaliando se é necessária ou não a readaptação antes da soltura.

Nesta ação, as aves foram levadas para a Reserva Voo Livre, onde parte delas foram soltas, e outras necessitaram ser colocadas no recinto de readaptação, onde passarão por um período de quarentena, e após avaliação, sendo constatado que estão em reais condições, serão reintegradas ao seu habitat natural. Do site Pombal Alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário