quarta-feira, 16 de agosto de 2017

CONSÓRCIO SAÚDE: RICARDO MAIA, 1º PRESIDENTE

Após cinco anos de muitas reuniões, quinze prefeitos sacramentaram a criação do Consórcio para gerir a saúde da região do nordeste baiano. Os prefeitos Ricardo Maia, Ribeira do Pombal e Cássio Andrade, Nova Soure, foto abaixo, foram eleitos respectivamente presidente e vice, sendo  os primeiros a dirigir o consórcio criado entre o Governo da Bahia e os prefeitos da região. O mandato é de dois anos, com direito a concorrer a reeleição.
O  Consórcio Público Interfederativo de Saúde Nordeste II, é formado por quinze prefeituras e tem como objetivo administrar o Hospital Regional Santa Tereza e a Policlínica, a ser instalada futuramente na região. Os municípios participantes são Adustina, Antas, Banzaê, Cícero Dantas, Cipó, Coronel João Sá, Fátima, Heliópolis, Nova Soure, Novo Triunfo, Olindina, Paripiranga, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal e Sítio do Quinto.
A eleição aconteceu na quarta-feira, 16 de agosto 2017, em assembleia dos prefeitos, realizada no auditório do CEB, em Ribeira do Pombal, quando foi votado o estatuto que regulamenta a entidade, ficando determinado que os municípios vão financiará compulsoriamente a entidade com R$ 1,39 por habitante, descontados automaticamente do ICMS, sendo que o Governo do Estado investirá mais 40% do montante. Além do valor que atualmente é repassado mensalmente para a Fundação José Silveira,  que atualmente administra o Hospital Regional Santa Tereza, perfazendo um total de cerca de R$ 2.7 milhões de reais mensais,  para o Consórcio manter o hospital e a futura policlínica.

O representante do Estado, Nelson Portela, coordenou o ato e informou a todos sobre os primeiros investimentos do Estado com o consórcio, a saber a substituição do tomógrafo e ampliação das instalações física do hospital, implantação de  UTI's  neonatais e aquisição de quatro ônibus e uma van, para transportar os pacientes da região a Ribeira do Pombal. Por Joilson Costa, Rádio Pombal FM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário