terça-feira, 31 de maio de 2016

INAUGURADA CASA DE SEMENTES CRIOULAS

A Casa de Sementes Crioulas foi inaugurada com a realização de uma grande festa que aconteceu no domingo, 29 de maio 2016, na comunidade quilombola de Baixa dos Quelés, no município de Jeremoabo.

Um dos responsáveis do programa na região, Sandoval representante da empresa Arcas, falou sobre a importância desse espaço para comunidade. “A Casa é um espaço coletivo onde as famílias podem colocar tudo em comum e tem objetivo de resgatar e preservar as sementes crioulas”, disse.

Sandoval explicou como é feita a forma de gestão. “Acontece um acordo de convivência onde é escolhida uma comissão local e é definida a forma de devolução das sementes pegadas emprestadas. No caso de Baixa dos Quelés, convencionou-se em 20% a devolução, ou seja, a cada litro solicitado é devolvido 1 litro e 200 gramas”.

O líder comunitário e agente de saúde, Arnaldo falou sobre a alegria desse dia. “Foi um momento oportuno e a comunidade se sente feliz e será, sem dúvida, importante para resgatar as sementes antigas”, disse.
Em Jeremoabo três comunidades foram selecionadas: Baixa dos Quelés, Viração e Jequiá. A inauguração da Casa de Semente do Jequiá aconteceu na segunda-feira, 30 de maio 2016.

O Programa Sementes do Semiárido amplia a proposta de convivência com o Semiárido e apoia as famílias na sua prática de guardiães das sementes crioulas, selecionando as melhores sementes e as guardando para os próximos plantios.

Cada comunidade vai definir o que deve estocar e o que deve ser adquirido com o recurso para cada banco ou casa de sementes. As sementes adquiridas poderão variar de alimentares (cultivos permanentes, anuais, destinados ao roçado, quintal, etc.), forrageiras, adubadoras, nativas, florestais, medicinais, podendo ser estocadas em forma de grãos, raízes, tubérculos, estacas, flores, folhas, cascas, etc. Com informações do www.jeremoabo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário