terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

SEXTO HOMICÍDIO EM QUARENTA E SETE DIAS

Não é fácil fazer uma matéria sobre esse assunto, ainda mais envolvendo quem é o "motivo" da sua existência. Lamentavelmente, o que mais dar audiência ou acesso em nosso País são as notícias negativas ou com tom de sensacionalismo. Não é esse o meu caso. 

É com tamanha insatisfação e lamento que redijo textos com esse teor, mas é um fato que temos que registrar, não para espalhar uma imagem negativa de Ribeira do Pombal, uma Terra que sempre foi conhecida pelo seu espírito de paz e de acolhimento, um recanto para descansar o corpo e alma, hoje já se torna um lugar de medo e insegurança. E aí está o ponto principal desse post: o descaso que vem tendo a nossa região.

Sei que não é só Ribeira do Pombal e Banzaê que passam por essa situação, e isso intensifica ainda mais os argumentos para falar desse mal que vem assolando o nosso Estado e o nosso País de modo geral. Esse fato é um retrato dos cuidados que não estamos tendo por parte daqueles que foram eleitos (por nós) para trazer a proteção e fazer valer o direito a sobrevivência digna de cidadão, tendo em vista um direito primordial em Constituição de qualquer país ou em qualquer Lei do nosso País: a direito à vida e à livre circulação, e isso já não temos.

Me dar uma dor no peito e um nó na garganta falar dessas coisas a respeito da minha Terra, aliás, das minhas Terras Queridas - Ribeira do Pombal e Banzaê -, pois não dar pra falar de uma sem falar da outra no tacante a esse assunto.

No ano passado foram 23 homicídios registrados em Ribeira do Pombal. esse ano, em 47 dias, já foram 6 até o momento dessa redação. Tomara, Deus, que não! Mas se isso continuar, teremos uma média de 3 homicídio/mês, um aumento de 50% ou mais, visto que no ano passado essa média foi de quase 2 homicídios/mês. Isso sem contar com as tentativas que elevaria esse número para quase 15 homicídios só esse ano. 

E roubos (ou tentativas)? É até difícil de enumerar do ano passado para cá. E a polícia, o que está fazendo para isso? Tudo o que pode, e até o que não pode. Eles (os elementos, meliantes ou como quiserem chamar) estão parecendo pernilongos - como fala um amigo meu, Ancelmo.

Às vezes penso que as pragas do Apocalipse (não entendam isso como uma interpretação bíblico-teológico) e o mar de sangue do qual o texto se refere, sejam essas coisas que estamos vendo.

Sobre a situação de Ribeira do Pombal há mais ou menos 20 anos em termos de policiamento, nem vamos comentar também por que isso já foi - e é - muito discutido em sites, blogues e rádios da nossa região. O que aconteceu com isso já sabemos.

Há ainda quem diga que polícia (ou cadeia) não resolve a situação. O que resolve, segundo os defensores dos direitos humanos - e outros órgãos -, é uma boa educação. Aí está! Como se a escola não tivesse um papel primordial (ensinar a ler e escrever) e professores não tivessem o que fazer, a escola é a "culpada" desse mal porque não preparou bem esses "cidadãos" para viver em sociedade. Ora! o papel de educar não é único e exclusivo da escola. 

E a família, o que vem fazendo? Está acompanhando os filhos? A religião tem alguma importância nas famílias que se dizem "modernas"? A sociedade em si, o Governo?

Bem! Aqui vai adentrar a outro assunto que prefiro nem falar: O ECA (que no que se refere aos direitos da criança e do adolescente é louvável, porém esses direitos - como todos os outros - não são levados em conta. É levado em conta, sim, a proteção dos que essa Lei chama de "menor infrator".

Onde vamos parar se isso continuar como está? Costumamos dizer que em casos assim "só Deus sabe", mas nesse caso, não é preciso ser Deus para saber. O que queremos é que urgentemente seja tomado alguma providência por parte dos nossos governantes.

Mas enquanto isso não chega, temos que apelar, mesmo, pela Graça Divina, que deveria se buscada em outras situações, não naquilo que compete e que é possível ao ser humano fazer. Deus só deve ser buscado para resolver o que é impossível, mas como isso é impossível para os que nos governam, então recorramos à sua Misericórdia Infinita.  Publicado por

Nenhum comentário:

Postar um comentário