sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

HELIÓPOLIS: DUAS CÂMARAS DE VEREADORES?

Na quarta-feira, 24 de fevereiro 2016, o prefeito Ildinho, de Heliópolis, assinou convocação de Sessão Extraordinária para aprovação de dois projetos, o do aumento do piso salarial dos professores e o da equiparação dos servidores ao salário mínimo – ambos com data retroativa a janeiro deste ano.

Sabendo que Giomar Evangelista, Presidente da Câmara de Vereadores,  poderia dar uma de fujão, e depois dizer que não recebeu nada, o encarregado da documentação, Fabinho do Bar, levou testemunhas consigo. Lá só estavam os funcionários e o vereador Doriedson Oliveira. Estes se negaram a receber. 

Em contato telefônico, descobriram que o vereador estava em Salvador. Pelo telefone avisou que não receberia e não autorizou ninguém a receber. Em qualquer Câmara de Vereadores de países civilizados, qualquer documento deve ser recebido e protocolado. Fabinho voltou com a negativa. O prefeito então mandou entregar via Correios, com o devido registro.

No Edital de Convocação, a sessão seria no horário das 18 horas de sexta-feira, 26 de fevereiro 2016. É claro que o presidente poderia convocar para outra data, desde que respeitasse o tempo mínimo de 48 horas desde a convocação. Também está claro que os vereadores da situação só compareceriam às 18 horas.

Giomar convocou uma extraordinária para as 15 horas de sexta-feira, 26 de fevereiro 2016,  A sessão começou 40 minutos depois, mas não havia quórum. Estavam só, além dele, Doriedson Oliveira, José Mendonça Dantas e Claudivan Alves. Nada foi decidido. O que houve mesmo foi muito lengalenga tentado explicar o inexplicável.

No mesmo dia, às 18 horas, lá estavam os outros vereadores em frente ao parlamento, novamente fechado, exatamente como ocorreu na última segunda-feira. Compareceram Zé do Sertão, Ronaldo Santana, José Clóvis Pereira, Zeic Andrade e Valdelício Gama. Estavam sem os projetos de lei, sem os livros, que aliás deveriam estar com o 1º secretário, que é o vereador Valdelício.

Resultado: não haverá tempo para pagar os funcionários com o novo aumento. Uma sessão improvisada foi realizada na Escola Rui Barbosa e um bom público estava presente. Também marcaram presença o Secretário de Administração e Finanças Beto Fonseca, o ex-vereador Marivaldo Souza (Toxó), o Secretário de Educação, Professor José Quelton, o Procurador do Município, Dr. Adelmo, dentre outros. Do blog do Professor Landisvalth.

Nenhum comentário:

Postar um comentário