segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

IGREJA SENHOR DA ASCENSÃO DA MIRANDELA

"Não posso ficar calado diante da foto feita pelo meu amigo Deodato Araújo, que passando na antiga Mirandela  registrou a deplorável situação da nossa linda e mais imponente igreja de toda a região, cujo padroeiro era Senhor da Ascensão.

Construída pelos Jesuítas há séculos, foi paróquia de Jeremoabo ainda com o nome de Saco dos Morcegos, tornou-se o mais importante monumento histórico e religioso, milhares de casais juraram amor eterno dentro desse templo, eu mesmo fui a vários casamentos e batizados quando criança. Todos se admiravam ao adentrarem nesta igreja com paredes, altar, enfim tudo nela era monumental e agora vemos o estado degradante.

É um tapa na cara primeiro de nós católicos, que entregamos um monumento importante aos órgãos que, pelo visto, não tem condições nem interesse de cuidar dele ou a irresponsabilidade não o permite. É um ferrão agudo furando as autoridades de Banzaê, que por falta de visão não se dão conta da importância histórica, cultural, turística e religiosa desta igreja.
Sei dos ofícios da prefeitura encaminhados ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia que tombou-a.  Mas desde quando papel apenas resolve problemas? A FUNAI também é responsável, mas age com irresponsabilidade, pois quando os índios receberam-na dos brancos a igreja estava impecável, portanto ao invés de gastar dinheiro construindo casas novas e deixando as outras caírem, deveria pegar uma parte e manter ao menos em pé esta construção histórica para diversas gerações.

A Igreja Católica, representada pela diocese de Paulo Afonso, deveria ter mais cuidado ao entregar seus templos para organizações hereges que não sabem nem seu significado quanto mais o valor religioso deles. A palavra tombar em nossa região quer dizer cair, pois nesse caso está acontecendo mesmo, a igreja está sendo tombada (caída) aos poucos.

Peço aos amigos e amigas que, por favor, me ajudem a repercutir essa postagem, pois se nos calarmos as pedras falarão, disse Jesus." Por Varneci  Nascimento  via Facebook. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário