segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

ASSEMBLEIA DIOCESANA ELEGE PRIORIDADES

Se o nosso planejamento qualquer que seja o método que vamos adotar, não for para tornar presente à ternura de Deus, daqui a pouco tempo vamos precisar mudar”. Iniciou dom Guido, na manhã de domingo, 14 de fevereiro 2016,  na celebração antes da última reunião da Assembleia Diocesana de Planejamento  Pastoral.

O encontro aconteceu no fim de semana, de  12 a 14 de fevereiro 2016,  no Centro Diocesano de Glória, com grande interatividade entre os representantes das cinco foranias. Segue o bispo, com o ponto principal sobre o qual se deve planejar a vida da Igreja: “Não é a catequese que desperta o encontro com Cristo, nem a liturgia – os fariseus estavam cheios de liturgia, e não conheciam a presença de Cristo. Tudo nasce da experiência de Deus”.

Dom Guido alerta, prioritariamente, para que os párocos, líderes pastorais e de movimentos planejem, mas que tenham como alento a história da própria fé. Já é prevista por todos ás dificuldades.

“Quando se coloca aqui as prioridades e os desafios, eu penso: tem desafio maior do que Deus encontrou ao iniciar um povo, a partir de dois velhos?,  Abraão e Sara, tem desafio maior que iniciar o novo povo de Israel com uma virgem?, nem casada era e poderia ser apedrejada. Por isso vamos perceber que o planejamento é necessário, mas não ele quem salva e nos salva”.
Às 9 horas a manhã, finalmente depois de muitas reuniões aconteceu o encaminhamento e aprovação das urgências para 2016/2020. Pe. Ramos discute a “transversalidade” dos temas da Assembleia Diocesana 2016.

Que avaliação o senhor faz destes dias de trabalhos e do envolvimento dos paroquianos?  “Estou muito feliz  por esta Assembleia, porque foram quase três dias realmente de muito trabalho, e graças a Deus nós tomamos decisões para trabalharmos até 2020, com prioridades em que vamos assumir com os vigários foranios a partir das urgências e diretrizes da Igreja do Brasil, propostas estas absolvidas por todas as igrejas particulares. Foi um momento muito especial, quero destacar o envolvimento de todas as pessoas que querem prestar o seu serviço e alegria a nossa Igreja, por amor a Deus.”

Quais foram os temas prioritários para se trabalhar ao longo desses anos?  “Juventude, a Formação de Lideranças, as Pastorais Sociais e os Cursos Bíblicos (2017, 2018, 2019 e 2020) respectivamente. Obviamente que o fio condutor é a formação, e, apesar de nós já deixarmos um caminho, tudo acontece com uma diretriz em comum, mas dentro da realidade de cada Paróquia. Foi muito democrático, todos participaram e deram sua opinião, é isto que nos faz Igreja e membros de Nosso Senhor Jesus Cristo”. Por Ivone Lima é natural de Paulo Afonso, e se formou em Comunicação Social - Jornalismo e Multimeios pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário