segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

NÚMERO DE VEREADORES EM RIBEIRA DO POMBAL

Diante da recusa do Projeto de Lei no ano passado, que tinha por objetivo ampliar o número de vereadores de Ribeira do Pombal dos atuais 13 para 15, ou 14, a discussão ganhou as ruas e os grupos nas redes sociais. Entre os melhores argumentos, os que eram a favor defendem a aumento da representatividade, os contrários, falaram em uma suposta economia. Não obstante aos argumentos, defende-se aqui a ampliação do número de vereadores, e acredita-se que, essa é a vontade da maioria da sociedade pombalense.

Entende-se que os vereadores devem se posicionar em favor da vontade de quem lá os colocou, ou seja, o povo através do voto, e se faz dispensável qualquer pesquisa para saber que o povo aprova o aumento de cadeiras na câmara.

O vereador deve primeiramente se nortear pela vontade popular; pois se não é capaz de representar e ouvir a vontade da maioria num assunto tão simples, por certo está e estará defendendo mais a sua vontade própria e de seu partido, do que a de quem o elegeu. Essa ampliação da representatividade é necessária, haja vista, perceber-se certo monopólio de grupos e famílias específicas no poder legislativo pombalense.

Tudo indica que esse projeto, nesse novo ano legislativo possa ser novamente apreciado pelos Edis. O importante é que a sociedade mantenha-se atenta, pois tal votação vai apresentar quem realmente está disposto a votar e ouvir a vontade da maioria e sim assim não o fazem, nem mereciam estar lá. É necessário lembrar-se de quem votou contra e a favor, para usarmos o "bom senso" nas próximas eleições.

A quem realmente interessa não aumentar o número de representantes, haja vista os repasses financeiros para a Câmara não mudarem por causa do número de vereadores? Porque esse medo do novo? De pessoas novas que possam vir a contribuir com um novo debate e uma forma mais dinâmica de diálogo com o executivo?

Papel de Vereador precisa urgentemente ser debatido pela sociedade, para que assim, esse importante poder, seja de fato operador das mudanças administrativas que há anos essa cidade necessita. Fonte: Adalvo Andrade e Vinícius Santana,do ribeiradopombal.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário