segunda-feira, 19 de junho de 2017

PÉ NO CHÃO EM SEXTO LUGAR NO ESTADUAL

Cerca de dez mil pessoas assistiram às apresentações do X Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas da Bahia, realizado entre quinta-feira (15) e domingo (17), na Praça da Revolução, no bairro de Periperi, em Salvador. Ao todo, 40 quadrilhas juninas, de 36 municípios baianos participaram da competição que teve o apoio do Governo do Estado.

A grande vencedora desta edição foi a Capelinha do Forró, da capital (bairro Capelinha), que obteve melhor pontuação em itens como casamento na roça, figurino e marcador, e vai disputar o Nordestão de Quadrilhas Juninas. Os segundo e terceiro lugares também ficaram com grupos de Salvador: Forró do ABC (Curuzu-Liberdade) e Imperatriz do Forró (Itacaranha). 

A coreógrafa da Quadrilha Pé no Chão, do município de Ribeira do Pombal, Inha Araújo, relaciona a tradição das quadrilhas juninas ao trabalho social. “São 80 pessoas envolvidas, entre dançarinos, equipe musical, figurinistas. Na nossa cidade, a gente dança em setembro, outubro, novembro. Sempre somos solicitados e estamos à disposição da população. Isso é, na verdade, um movimento social que preserva a cultura e resgata os jovens de caminhos ruins, além de movimentar a economia com a venda de tecidos, pedrarias e outros itens”. A quadrilha Pé no Chão ficou em sexto lugar na classificação geral, com o tema "Gonzagão Voltou para o Sertão". Veja vídeo da apresentação no facebook de Jeniffer Santos.

Para o presidente da Federação Baiana de Quadrilhas Juninas, Carlos Brito, as quadrilhas são a maior simbologia dos festejos juninos. “É uma festa de família, os mais antigos lembram de suas raízes, sua cidade, essa festa faz com que este espírito junino se perpetue”.  Do site paripe.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário