terça-feira, 7 de junho de 2016

CÂMARA REJEITA OPERAÇÃO DE CRÉDITO

Em sessão realizada na segunda-feira, 6 de junho 2016, a Câmara Municipal de Vereadores de Euclides da Cunha rejeitou o projeto de Lei nº 22/2016 do Poder Executivo Municipal, que visava a autorização para realização de operação de crédito envolvendo precatórios federais averbados ao Município por Juízo Federal, em 2015. Por 8 votos favoráveis e 6 contra, o Projeto de Lei foi rejeitado por não atingir o número mínimo de votos necessários: 2/3 da composição da Casa Legislativa (10 dos 15 vereadores).

Em suma, o Projeto de Lei em questão refere-se à autorização para o Município antecipar o recebimento do precatório via instituições financeiras por meio de operação financeira que pode ser caracterizada como um empréstimo bancário, fornecendo às instituições bancárias o crédito do referido precatório como garantia de compensação, que, conforme alguns vereadores já apuraram, o recurso financeiro deverá ser repassado da União para o Município até o dia 10 de dezembro deste ano.

Na versão datada de 23 de maio deste ano, o PL previa a autorização para o Poder Executivo realizar operação financeira no valor de mais de R$ 30 milhões por meio de cessão, às instituições financeiras públicas, de 50% do crédito decorrente do precatório que totaliza mais de 60 milhões, resultante de uma ação impetrada pelo Executivo visando correção de repasses de verbas ao Município oriundos do antigo Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) – atual Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério). Do montante, 60% dos recursos deveriam ser destinados aos professores; os 40% seriam destinados a manutenção e desenvolvimento da educação básica. Do euclidesdacunha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário