terça-feira, 13 de dezembro de 2016

GOVERNADOR RUI COSTA EM RIBEIRA DO POMBAL


A cadeia produtiva do caju, uma das frutas mais populares do país, seja pelo seu total aproveitamento ou por ser produzida em diversos estados brasileiros, acaba de receber um importante incentivo na Bahia. Uma Central de Comercialização e Modernização de Processo Produtivo foi inaugurada pelo governador Rui Costa, na manhã de terça-feira, 13 de dezembro 2016, no município de Ribeira do Pombal. 
O empreendimento é resultado de parceria do Governo do Estado, por meio da Companhia de Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com a Fundação Banco do Brasil e a Cooperativa dos Cajucultores Familiares do Nordeste da Bahia (Cooperacaju).

Na oportunidade, Rui entregou as chaves das duas novas agroindústrias para o processamento de caju construídas em Tucano e Lamarão e lançou o edital do programa Bahia Produtiva, voltado à fruticultura, abrangendo, entre outras, a cajucultura. Também por meio da CAR/SDR foram entregues dez barracas à Cooperacaju, para a participação em feiras.

"A Bahia é estado com maior número de agricultores familiares no Brasil. Ao apoiar os pequenos produtores, ao ajudarmos eles a melhorarem a renda, o lucro que eles tiverem vai ser gasto nas cidades. Temos que apostar nisso. Com assistência, mecanização. Isso é a redenção da nossa gente, que vive no semiárido", afirmou o governador.

Apoio à fruticultura: Durante o evento em Ribeira do Pombal, o Governo do Estado lançou também o edital de fruticultura pelo programa Bahia Produtiva, no valor de R$ 26 milhões. De acordo com o titular da SDR, Jerônimo Rodrigues R$ 5 milhões são para a cajucultura. "Este edital é para fomentar diversas cadeias produtivas, não apenas a do caju, mas também a do maracujá-do-mato e outras frutas. Ninguém produz apenas para a sua subsistência. O edital confirma a importância que o semiárido baiano e a agricultura familiar têm para o Governo do Estado". Da SECOM Bahia.

Um comentário: