sábado, 21 de abril de 2018

CIRURGIA PTERÍGIO, POR DRA. GRAZIELLY PEIXOTO


O Pterígio é caracterizado pelo desenvolvimento de uma pequena membrana na superfície do olho, que cresce do canto para o meio, sobre a córnea. Normalmente é benigno, porém pode aumentar muito de tamanho e causar distúrbios. Em casos mais graves, pode até bloquear a visão. Além da membrana visível, que altera a estética facial, os principais sintomas são olhos irritados, vermelhos, lacrimejantes, inchaço, sensação de ardência e fotofobia, que podem piorar com a exposição ao sol.

As causas mais comuns do pterígio são tendência genética e fatores ambientais, como exposição ao sol. Pessoas que trabalham ao ar livre, expostas ao vento, sol e poeira, são mais propensas a desenvolver pterígio. Uma medida simples para diminuir a incidência de pterígio é o uso de óculos de sol com proteção ultravioleta.

O tratamento é cirúrgico e existem algumas abordagens possíveis, sendo que todas elas visam remover o tecido anormal. A técnica mais moderna é o transplante de conjuntiva, na qual o pterígio é removido e a córnea ganha transparência normal. Essa técnica é a que apresenta menor possibilidade de recidiva. Cola biológica pode ser usada no lugar das suturas, diminuindo o incômodo no pós-operatório. Em alguns casos, não é necessário uso de cola, nem de sutura. Por Dra. Grazielly Peixoto, da Clinica Viva de Ribeira do Pombal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário