segunda-feira, 21 de março de 2016

MONTE SANTO E TUCANO: 179 ANOS

Dois municípios baianos comemoram n segunda-feira,  21 de março seus 179 anos de emancipação política. Monte Santo, que fica em local sagrado, na parte mais baixa de um monte. Subir a serra, fazendo o Caminho da Santa Cruz é indispensável para todos que visitam a localidade. A trilha foi construída em pedra e ladeada por uma balaustrada, ao longo de seus 4km, encontram-se 23 capelas, sendo que suas alvenarias chamam atenção por representar os quadros da Via Sacra de Cristo. 

Em meio à mata seca da caatinga, Monte Santo resguarda dois belos oásis: a Lagoa do Meio e a Lagoa do Jeremoabo. A lagoa fica encravada entre 20 mil m² de caatinga, na Fazenda Caixão. Essa fazenda guarda grandes atrações, como seus belos cenários, que mesclam trechos de vegetação de caatinga e mata nativa. O local resguarda um ar histórico de misticismo, com inscrições rupestres de estrelas e hieróglifos. O Museu do Sertão possui uma sala dedicada ao episódio de Canudos e outra ao forrozeiro Luiz Gonzaga, onde se destaca a sanfona de oito baixos de Januário, o pai do Rei do Baião. Na entrada do museu encontra-se uma réplica do meteorito de Bendegó.

Outro aniversariante é o município de Tucano que está edificado numa planície, uma convidativa esplanada onde, em 1948, o Conselho Nacional do Petróleo perfurou um poço com 1.864 metros de profundidade que ao invés de jorrar petróleo, encontrou água termal com uma temperatura de 48 graus centígrados. Tomar a água das bicas na Praça Ana Oliveira, em Caldas do Jorro, localidade que está dentro do município tucanense, é obrigatório. A área está sempre cheia de visitantes e moradores da estância. 

Localizado na região nordeste do Estado, banhado pelo Rio Itapicuru, a cidade limita-se ao norte com o município de Quijingue, ao leste com Ribeira do Pombal, Ribeira do Amparo, Cipó e Nova Soure e ao oeste e sul Araci. Por volta do ano de 1727, Tucano não passava de uma aldeia de índios, catequizados pelos jesuítas. Esta aldeia pertencia a Itapicuru de Cima, território do vale do rio Itapicuru. Finalmente em 23 de março de 1837 a lei nº 51 criou o município de Tucano. Esta mesma lei elevou o arraial a categoria de Vila com o título de imperial “Vila de Tucano”. Do site da UPB.


Nenhum comentário:

Postar um comentário