sexta-feira, 24 de março de 2017

REDUÇÃO DE AMPUTAÇÕES PACIENTES DIABÉTICOS



A SESAB busca reduzir amputações de diabéticos em Ribeira do Pombal e em mais outros 15 municípios baianos. Mais de sete mil pacientes diabéticos de 16 municípios baianos participarão de um programa internacional desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio do Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (Cedeba), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e a World Diabetes Fundation (WDF). A iniciativa busca desenvolver ações de prevenção primária e evitar complicações macro vasculares até 2019 e também qualificar mais de 800 profissionais de saúde.

O termo de compromisso para a implantação do programa, que terá um investimento de mais de R$1,5 milhão, foi assinado na quarta-feira, 22 de marco 2017,  em cerimônia com a presença do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, da diretora geral do Cedeba, Reine Chaves, e de representantes dos 16 municípios.

Entre os critérios de seleção dos municípios, destacam-se a necessidade de cobertura maior que 50% do Programa de Saúde da Família, cobertura de 100% do Programa de Agentes Comunitários de Saúde, população com grande vulnerabilidade social concentrada em áreas urbanas e a existência de uma rede de saúde que fortaleça a política de atenção ao diabetes, são eles - Ribeira do Pombal , Abaré, Macururé, Chorrochó, Rodelas, Glória, Santa Brígida, Pedro Alexandre, Jeremoabo, Cícero Dantas, Dias D’Ávila, Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Alagoinhas e Paulo Afonsol. Da ASCOM  SESAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário