segunda-feira, 6 de março de 2017

DIA 08 DE MARÇO: LUGAR DA MULHER É NA POLÍTICA



Para muitas mulheres o dia 08 de março significa um dia para se comemorar grandes vitórias e conquistas, e na política não é diferente, afinal, cada vez mais as mulheres vem ocupando cargos políticos outrora conferidos única e exclusivamente aos homens. Entretanto, na Bahia de Joana Angélica, Maria Quitéria e tantas outras mulheres que fizeram nossa história, possuímos tão somente 54 prefeitas, num estado que tem hoje 417 municípios, e que segundo o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), são as mulheres, a maioria do eleitorado baiano.

A inexpressiva participação feminina na política é um mal herdado há milênios de dominação masculina somados à cultura, dos 30% de vagas reservados às mulheres dentro dos partidos políticos, não chega a 10% de preenchimento, uma demonstração clara de que a mulher ainda não absorveu a ideia de ocupação deste espaço, assim como a sociedade. A criação da lei nº 9504/97, apesar de recente, já deveria ter inspirado uma maior mobilização das mulheres para assumir expressivamente nosso panorama político.

Mesmo com a introdução de cotas são necessárias outras ações afirmativas para que as cotas não se transformem apenas em obrigatoriedade, sem a efetiva parceria entre mulheres e homens na condução das questões políticas. A adoção de cotas sem dúvida incrementou a presença de mulheres na política, todavia, a questão chave não é tão somente eleger mais mulheres, o fator “mulher” não é determinante numa eleição, eleger uma mulher pelo simples fato de ser mulher, recoloca em outra situação igualmente constrangedora. 

Embora as mulheres sejam 50,78% da população do país, ainda há a necessidade da criação de políticas para que a igualdade entre os gêneros tenha validade legal e seja ao menos minimizada. Nos últimos anos, a mulher desenvolve uma diversificada trajetória política no país. Das Marchas da Família com Deus pela Liberdade que comemoraram o golpe militar em 1964, na votação do projeto de anistia no Congresso em agosto de 1979, e na manifestação pelas eleições presidenciais diretas, em Brasília, 1984. Do site da UPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário