A prefeitura de Euclides da Cunha denunciou à Polícia Civil uma fazenda que mantinha 800 jumentos sob maus-tratos na zona rural do município. O problema foi identificado após uma vistoria realizada na propriedade, depois de uma denúncia.A fiscalização foi feita pela prefeitura. O laudo foi divulgado pelo prefeito Luciano Pinheiro (PDT) nas redes sociais. No documento, a administração da cidade detalha que os jumentos não tinham água e alimentação adequadas, e que, entre os animais adultos, também foram achados filhotes recém-nascidos. Segundo a prefeitura, os jumentos estavam fracos, abatidos e mal se aguentavam em pé.
De acordo com o laudo da vistoria, os animais deveriam ser mantidos na propriedade temporariamente até seguirem para um abatedouro, mas, estavam há mais de 60 dias no local.Ainda segundo o documento, funcionários que estavam na fazenda no momento da vistoria teriam informado que, além dos 800 jumentos encontrados vivos, outros 200 também teriam sido levados para o local, mas morreram ao decorrer dos 60 dias. Na propriedade, foi encontrada uma cova improvisada, com dezenas de corpos de jumentos.Conforme a publicação feita pelo prefeito, o laudo foi entregue para a polícia.
"Estamos monitorando e tomando as providencias cabíveis em relação aos jumentos encontrados em cativeiro inadequado e preparados para ser enviados ao abate. Quero informar à população que assim que a denúncia chegou ao nosso conhecimento, tomamos as providências cabíveis, encaminhando ao local, a secretária de agricultura, Maria Djalma, a engenheira florestal, Júlia Peixinho, além do veterinário Jared, que constataram as condições em que se encontravam os animais. Em consequência dessa visita, foi feito um laudo que serviu de base para ingressarmos com queixa na Polícia Civil e na Polícia Militar. Na quinta-feira, será agendada uma audiência com o Promotor de Justiça da pasta do Meio Ambiente, Dr. Ernesto, para que sejam tomadas as providências cabíveis e punidos os responsáveis. Estamos atentos e não vamos permitir essa desumanidade!", diz Luciano Pinheiro, prefeito de Euclides da Cunha
Nenhum comentário:
Postar um comentário