sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

CIPÓ ANO 2017. ALGUMA ESPERANÇA PARA 2018?



Antes de desejar feliz ano novo aos meus amigos, gostaria de desejar um Feliz Ano Novo para Cipó. Um ano se passou e nenhuma mudança palpável se viu na administração atual. Quando citei isso, uns correligionários do atual prefeito logo, logo rebateram: a rua do fórum foi consertada! Sim, foi. Mas não foi feito nenhum serviço de drenagem pluvial e na chuva primeira, tudo novamente alagou, sem falar que foi um serviço muito do malfeito, cheio de altos e baixos e em ritmo de tartaruga. As ruas estão cheias de buracos. Ops. Buracos, não, crateras. E onde ocorre a feira, continua lastimável.

Quando pergunto para alguém, logo, logo, se justificam dizendo que o prefeito encontrou a cidade numa situação terrível. Também concordo, mas um ano inteiro se passou e o que temos é mais do mesmo. Se me queixo dos buracos na rua (um dia desses quase fui sugada por um na frente do banco), logo argumentam que todo o centro vai ser asfaltado e como ando muito por aí, passei para analisar a tal fábrica de assalto que será instalada na cidade (ops! Asfalto), que não sai do lugar há meses.

Diante de tantos defensores, resolvi não escrever mais sobre os acontecimentos políticos de Cipó, mesmo sofrendo muito por ver minha cidade cada vez mais destruída, afinal, cada um tem o governo que merece e que elegeu (ainda bem que não compactuei com a maioria dos eleitores) mas isso não me torna menos cidadã. Embora não tenha contribuído para essa realidade, sou uma pessoa que nutre esperanças e espero que um dia, e que esse dia chegue logo, porque estou cansada de esperar, as coisas tomem rumo.

Justificam que o orçamento de Cipó está muito apertado, entretanto a nossa folha de pagamento é de R$ 1.986.704,71 (dados de setembro) e está inchada principalmente pela quantidade de cargos contratados, número que foi ampliado pelo prefeito, em plena crise econômica dos municípios de todo país. Parece que estamos bem na fita!

O hospital municipal, após um ano de governo permanece o mesmo. Acompanhei minha tia à emergência e pude constatar o excelente atendimento dos profissionais de saúde, que aliás parece ser, junto à Assistência Social, as únicas secretarias que apresentam resultados. No entanto, o mofo e o desgaste das paredes da sala de emergência continuam iguais: herança do ex-prefeito e, apesar de um ano, nada foi feito. Foi feita apenas uma pequena requalificação na emergência após o dia 07.11, segundo informações nos comentários abaixo.

Muitas ruas continuam às escuras e precisamos urgente, assumir a taxa de iluminação pública, pois enquanto a iluminação estiver somente nas mãos da prefeitura, não temos legitimidade para reclamar e cobrar. Móveis e equipamentos que poderiam ser aproveitados, reciclados, economizando assim o erário, estão se deteriorando na frente da extinta Thermas Pousada onde funcionava uma das secretarias.

Ah! Só pra lembrar: Para quem não tem condições de enterrar seus familiares ou fazer o translado do corpo, foi feito um contrato com a funerária de Miquei de R$ 149.266,67, com vigência de 12 meses. É só procurar a Secretaria de Assistência Social, gestora desse contrato. (Ainda tenho o mau hábito de ler o Diário Oficial).

Um dos pontos positivos dessa administração está sendo o reavivamento da praça, com som nos finais de semana, tornando-a um ambiente agradável de se estar, mas temos que compreender que a praça é do povo e precisamos frequentá-la, dar-lhe vida, mas a praça não tem sido um lugar para a socialização de nossas crianças. Cipó ainda não é uma cidade para elas. E por falar nelas, a creche municipal ainda não saiu do lugar, a escola do Amari está com as obras paradas (afinal todos sabemos para que o ex-prefeito e seus asseclas a construíram) e nossas praças estão abandonadas.

Quase esqueço: muitos funcionários contratados estão com os salários atrasados e outros foram demitidos para a prefeitura não ter custos durante as férias. ledo engano: esses funcionários tem direito a décimo terceiro e às férias proporcionais aos meses trabalhados. Se o prefeito é advogado e sabe disso, por que demitir? Se entrarem na justiça terão seus direitos resguardados, inclusive aviso-prévio indenizado, FGTS e tudo mais...

Desejo para 2018 que a administração encontre o caminho da governabilidade, que economize no gasto de combustíveis, impondo uma cota, pois o dinheiro do município não pode escorrer pelo ralo. Os translados dos micro-ônibus Cipó/Salvador precisam ser revistos. Há demandas ou estão atendo apenas a interesses eleitoreiros, como sempre foi? Que avalie os contratos dos servidores terceirizados, se estão de fato, servindo ao município, ou se estão servindo apenas como moeda de troca dos votos de suas famílias. Que em 2018, Cipó tenha menos vice-prefeitos, menos primeiras-damas, menos desfiles de egos e mais produtividade, mais serviços à comunidade, mais progresso. #prontofalei Feliz Ano Novo!!!!!!! Por Niclécia Gama, 30.12.2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário