quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

AUMENTO DO PISO SALARIAL DOS PROFESSORES




O piso salarial de professores com jornada de 40 horas semanais passará para R$ 2.455,35 em 2018. O reajuste foi estabelecido através de uma portaria assinada na quinta-feira, 28 de dezembro 2017, pelo ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM)

O reajuste de 6,81% no salário dos professores terá um impacto negativo nas contas dos municípios baianos e pode não ser repassada, segundo o presidente da União dos Municípios Baianos (UPB), Eures Ribeiro. A portaria publicada na quinta-feira (28) pelo Ministério da Educação foi recebida com olhos receosos pelas prefeituras baianas que já estão com dificuldades para fechar as contas.  

Eures defendeu que o aumento salarial só será repassado, caso o Governo também aumente os investimentos na educação. “Se mandar o ônus, tem que mandar o bônus”, comentou o presidente da UPB ao dizer que não existe orçamento para absorver o novo piso. “Existem municípios que já estão com 100% dos recursos da Fundeb comprometidos com salário de professores e não se faz educação só pagando salário”, argumentou.

“Vamos convocar uma reunião em Salvador em janeiro para determinar se o repasse será dado em partes ou se não será repassado”, articulou Eures. “Vamos dar um aumento salarial proporcional ao que o Governo ampliar nos investimentos da educação”, continuou. “Se o Governo não mudar os investimentos em educação, não vamos comprometer outras áreas como saúde para ajustar o piso”, argumentou o presidente. Eures Ribeiro lembrou ainda que além dos 6,8% de aumento, os gastos crescem com o pagamento do plano de carreira dos professores: “Essa mudança pode impactar em um crescimento de 30% dos gastos públicos”. Da SECOM UPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário