quarta-feira, 3 de maio de 2017

BAHIA: RACIONAMENTO DE ÁGUA EM 13 MUNICÍPIOS

Em um comunicado divulgado à imprensa, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou que, a partir deste mês de maio, a oferta de água será reduzida em 15% nos municípios atendidos pelo sistema de abastecimento do sisal, sendo eles Candeal, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Gavião, Ichu, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, São Domingos, São José do Jacuípe e Valente. Segundo o comunicado, a falta de chuvas baixou o nível da Barragem de Pedras Altas que está com apenas 16% de sua capacidade total de acumulação, o que levou a Embasa a adotar a distribuição de água em regime de racionamento.

“Embora tenham sido realizadas ações de economia de água por parte da população e da Embasa, a falta de chuvas para recompor o volume da barragem agravou a redução do nível do manancial. A medida de racionamento visa preservar a barragem e garantir a continuidade do abastecimento até a chegada do próximo período chuvoso”, esclarece o gerente da unidade regional da Embasa em Feira de Santana, Euvaldo dos Santos Neto. A concessionária garantiu que manterá a complementação do volume distribuído com água da barragem de São José do Jacuípe.

A Embasa recomenda a população a adotar medidas de uso racional da água, evitando uso de água potável para a lavagem de carros e calçadas ou rega de plantas e jardins, sendo recomendável o reuso da água de lavagem de roupas, por exemplo. Caso haja necessidade de complementar a quantidade de água distribuída pela rede, a Embasa informou que disponibilizará carros-pipa para atendimento de hospitais, escolas e creches. Do Notícias de Santaluz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário