quarta-feira, 31 de maio de 2017

ZÉ PEIXINHO OUVIDO EM DENÚNCIA CONTRA JAILMA

Em decorrência de denúncia formulada pelo vereador Zé Peixinho, o Ministério Público Federal abriu procedimento investigatório contra a Prefeita do Município de Banzaê, Jailma Dantas Gama Alves. Segundo aponta a denúncia, a gestora teria ordenado a contratação da empresa Construtora Locadora Conceição e Costa Ltda, pertencente a José de Deus Conceição Neto, hoje vereador de Ribeira do Pombal, para prestação de serviços de transporte escolar, durante o ano letivo de 2010. 

O município celebrou o contrato n. 277/2010, cuja contratação, segundo a denúncia, teria sido feita de forma ilícita, fraudulenta, direcionada, não houve concorrência, simplesmente a empresa apresentou uma proposta previamente acertada entre ele e a administração em conluio com outras empresas que sequer participaram do certame. Houve subcontratação total dos serviços, cuja empresa, beneficiava os amigos e correligionários da Prefeita, contratando seus veículos, que inclusive indicava os motoristas que iriam trabalhar para a empresa. 

Sustenta que várias foram as irregularidades encontradas no processo licitatório, tudo com o objetivo de favorecer a empresa contratada e desviar os recursos públicos, cujos vícios insanáveis permearam o contrato e suas renovações, notadamente a empresa vencedora não apresentou o certificado de Registro Cadastral, conforme exigência do edital; ausência de publicação do edital na imprensa oficial (União e Estado); ausência de especificações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para condução de estudantes; falta de pesquisa de preços correntes do mercado; a subcontratação integral do transporte escolar; o edital exigia aluguel de automóveis com motorista, e o contrato social da empresa denunciada previa a hipótese sem condutor; a segunda prorrogação contratual foi assinada em data posterior a sua publicação. 

O vereador requereu à Polícia Federal a abertura de inquérito policial, visando a apuração dos fatos, em especial os crimes de fraude a licitação, peculato, corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha e outros eventualmente enquadráveis, bem como solicitou a abertura de inquérito civil e procedimento investigatório criminal ao Ministério Público Federal, para apuração dos fatos cometidos pelos representados. 

Agora, a Procuradoria da República encaminhou notificação ao Vereador Zé Peixinho, informando-o da abertura do procedimento investigatório, e o convidou para participação de audiência para sua oitiva, que será realizada na terça-feira, 6 de junho 2017, na sede do Ministério Público Federal, em Paulo Afonso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário