segunda-feira, 21 de novembro de 2016

MONTE SANTO: ONDE ESTÁ ACERVO DO MUSEU?

Há pouco mais de 3 anos o Museu do Sertão de Monte Santo foi fechado, da noite para o dia, por determinação da então atual Administração Municipal e segundo informação, o ato foi necessário para fins de reforma e melhoria das instalações pois o mesmo estava com risco de desabamento, a ideia era melhorar e tornar o museu uma referência cultural e possibilitar aos turistas que por aqui passam, ter acesso a informações e a um acervo de grande importância histórica e cultural com mais qualidade e segurança, especialmente o acervo que trata da Guerra de Canudos,  possuindo o Museu um grande número de itens que se referem às manifestações artísticas do Nordeste Brasileiro, porém, faltando praticamente 40 (quarenta) dias para o final da Gestão do Prefeito Jorge José de Andrade, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer bem como seus eventuais Departamentos, ainda não se manifestaram sobre o local onde se encontra o ACERVO do MUSEU DO SERTÃO, caso tenha sido removido e guardado em outro local seguro ou se esse acervo continua no prédio fechado e mais: se todo o acervo continua sob guarda municipal.

A Lei é clara e define sobre a responsabilidade do acervo no artigo nº 15/2011 que dispõe sobre Alteração da Organização Administrativa da Prefeitura Municipal de Monte Santo, sua estrutura e dá outras providências,  na Seção VI do Capítulo II, exatamente em seu artigo 9º dispõe que a "Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer"  tem por finalidade formular, coordenar e executar as funções do Município em matéria de Educação, cultura, esporte e lazer, competindo-lhe portanto a responsabilidade descrita no inciso XVI – "Proteger o patrimônio cultural, artístico, histórico e natural do Município". assim a responsabilidade de recuperação proteção e até de responder criminalmente sobre o desaparecimento das peças de um patrimônio de suma importância para nossa cidade, recai sobre quem de direito deveria manter a guarda e vigilância.

Há rumores de que um dos itens mais interessantes, só perdendo para a réplica do meteorito “bendegó”, a famosa Sanfona de  "Gonzagão" teria desaparecido e a população quer saber a veracidade dos fatos, apurar responsabilidades ou simplesmente um esclarecimento das autoridades responsáveis pelo Museu. ONDE ESTÁ O ACERVO DO MUSEU?. 

A População, vereadores e atual gestão não pode ficar inertes a esse descaso, a verdade deve ser revelada e as providencias devem ser tomadas de imediato para recuperar ou punir os responsáveis por este abandono, não vamos esperar para janeiro de 2017. A hora é agora, por isso fica aqui a pergunta e o direito de resposta para a atual gestão, Onde foi parar nossa história?. Do Monte Santo Net. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário