quarta-feira, 19 de junho de 2019

MEDALHA PROFESSOR JOSÉ DANTAS COSTA


O prefeito Ricardo Maia, de Ribeira do Pombal, assinou no dia 13 de junho 2019, e publicado no D.O do Município de 18 de junho 2019, a LEI nº 750, que “Institui a Medalha Professor José Dantas, para ser conferida a alunos destaque da Rede Pública Municipal de Ensino”. A referida lei determina  os critérios e a maneira como estes alunos, um de cada escola municipal, serão escolhidos por uma comissão, levando em conta notas e frequência. O referido Projeto de Lei foi apresentado pelo vereador Pedro Mel e aprovado no plenário da Câmara de Vereadores Pombalense.

Na justificativa da escolha do nome da medalha, Pedro Mel disse que “ José Dantas Costa. Natural de Ribeira do Pombal, na Bahia, nasceu em 8 de janeiro 1937 e faleceu em 4 de julho de 1974. Filho de Pedro Alexandrino da Costa e Alice Dantas Costa, casou-se com Maria Perpetua Socorro Almeida Dantas Costa, com quem teve três filhos: Gandhi Almeida Dantas Costa, Carla Giovana Almeida Dantas Costa e Indira Dantas Costa Araújo.

Teve sua formação Acadêmica de Bacharel em Direito adquirida através da Universidade Católica de Salvador, sendo diplomado em m2 de dezembro de 1965. Exerceu suas atividades como advogado em sua cidades,  e na região,  desde que se formou.  Foi professor educador voluntário do Colégio Evência Brito por vários anos.

Dr. José Dantas Costa era conhecido como “o amigo de todos”, especialmente daqueles mais carentes que necessitavam de um advogado para ter acesso a justiça. Contudo o Anjo Inevitável chamado destino ceifou sua vida na flor da idade com apenas 37 anos, fato que deixou consternada familiares, amigos e a população pombalense e da região, destacando-se os mais carentes, os quais ele demonstrava uma abençoada paixão de servir sempre. 

Acostumou-se a ganhar menos que precisava para usufruir dos bens materiais, contentava-se com a bela missão de servir bem e servir sempre, enobrecido pelos dons  espirituais.  Viveu um tempo em que não era permitido pisotear as flores e nem subjugar as pessoas. Por Joilson Costa, Rádio Pombal FM. 

2 comentários:

  1. Dr. JOSÉ DANTAS, um exemplo de pessoa a ser seguido, fomos amigos, tive o privilégio em ser seu aluno, saudades eternas!

    ResponderExcluir
  2. Grande Homem! Figura ímpar. O conheci. Sua família originária tem raízes no meu Paiaiá. Não conheço o seu pai, mas conheci alguns irmãos(ãs). O visitei, no Hospital Santa Tereza, pouco antes da sua morte.
    Lembrar é sempre bom.
    Mas lembrar com reconhecimento, carinho e honradez, tal o merecimento de Zé Dantas de Pedro Costa, é um dever de cada um de nós que o conhecera e nos impulsionar a exortar o seu legado de servidão, sabedoria e abnegação.
    Tonho do Paiaiá
    [Antonio Mário Bastos]

    ResponderExcluir