domingo, 30 de junho de 2019

CIDADE DE CIPÓ: PARA FECHAR O SEMESTRE

Há não muito tempo atrás, Cipó carregava o título de cidade turística termal e suas festas eram memoráveis, mesmo antes de ter patrocínio da Petrobras. Recebíamos turistas de todos os lugares e os filhos da cidade que moram fora tinham o prazer de retornar no recesso junino e nas férias e trazer convidados. Desde a velha Roma, a máxima "ascenção e queda são dois lados da mesma moeda" vale para as civilizações antigas e novas. E assim foi com Cipó. 

Assistimos à sua derrocada, governo após governo... nosso último carnaval foi em 1993. Nosso último São João por volta de 2010... De lá para cá, caímos vertiginosamente. Andando pela cidade, a impressão que tenho é que passou um vendaval... Obras paradas em todos os lugares. Uma creche pronta, sem funcionar. Linda. Fico imaginando a felicidade das crianças ao ocupar aquele espaço, amplo, colorido, bonito... A pracinha da Branca de Neve não foi concluída e os pedaços de madeira que a rodeiam estão começando a cair. Dinheiro público gasto com material de baixa qualidade. A quadra fechada à alegria do ser criança. 

A rua 15 de novembro, próximo à casa de Auristela, completamente esburacada. Por último, ela, a praça Juracy Magalhães. Abandonada. No parque infantil (Oi????) um pedaço de ferro exposto, encravado no chão, oferecendo riscos às poucas crianças que ainda frequentam o espaço. A decoração junina, pobre, feia, feita "A ovo", como se diz pelas bandas de cá, com uns pedaços de chita mal-cortados, tremulando ao vento e um balão que mais parece um caixão, para nos lembrar que a cidade está morrendo. 

E a piscina termal? As obras estão paradas... sei que em parte é por causa da chuva, mas também pelo descaso aos munícipes. O projeto? Ah!!! O projeto é lindo. Tem até uma praça de alimentação com uns 10 boxes. Lembrando que, em frente à praça tem três bares que tem sua clientela da própria cidade, visto que há muito tempo não há turistas por aqui. Quem usufruirá de tão chique praça de alimentação?

Há muito tempo, nós, cipoenses vivemos de esperança. De esperar um futuro que nunca acontece ou que acontece para poucos, para os que estão no poder. E o povo ? O povo que se dane, afinal povo só serve mesmo pra votar! É assim que eles pensam... mas ainda tenho fé que um dia o povo acordará dessa embriaguez nefasta.Por Niclécia Gama, 30.06.2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário