sexta-feira, 14 de junho de 2019

LUCÉLIO BASTOS, DA MACAMBIRA, É DESTAQUE

O mês de junho chegou e com ele todas as cores, aromas e sabores dos festejos juninos. É milho, amendoim, laranja, mandioca ou aipim e outros ingredientes da agricultura familiar, que dão cor e sabor às mesas de milhares de baianos e também são base para deliciosas receitas, como bolos, pamonhas, canjicas, mingaus, quentão e licores.  E este ano, as festas serão ainda mais fartas. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a previsão é de aumento da produtividade do amendoim, mandioca e milho, em função das chuvas que vem ocorrendo nos últimos meses.  

O agricultor familiar, Lucélio Bastos, da Associação de Desenvolvimento Rural Sustentável de Macambira, em Ribeira do Pombal, no Nordeste baiano, aposta na produção de milho, da variedade cateto, que além de ser orgânico é 100% de sementes crioulas, que vem sendo cultivado há gerações na sua família, o que possibilita a produção de um produto altamente nutritivo e saudável: “Trabalhamos com produção orgânica, sem utilização de produtos químicos e cultivamos ainda, entre outros itens, umbu, laranja, acerola, banana e araruta. A gente defende que o alimento que vai ser bom para a gente e para a nossa família, vai ser bom também para as outras famílias”.  

Lucélio Bastos, além de receber o apoio do Governo do Estado, para a implantação de quintais agroflorestais, por meio da associação comunitária, é também um agricultor experimentador e processa o milho em uma máquina adaptada por ele. O milho processado é utilizado em pratos como cuscuz e bolo e é comercializado por encomenda ou na feira agroecológica, que acontece todas as quartas-feiras, à tarde, na Praça da Juventude, na sede do município de Ribeira do Pombal. Pesquisa joilson Costa, Rádio Pombal FM, com fonte de informação do SDR

Nenhum comentário:

Postar um comentário