sexta-feira, 2 de setembro de 2016

FPM BAHIA: 10 GANHAM; 8 PERDEM RECURSOS

Com a publicação da estimativa populacional no dia 30 de agosto, aumenta a expectativa dos gestores municipais sobre possíveis mudanças no coeficiente do Fundo Participação dos Municípios (FPM).

Esse ajuste no número de habitantes poderá trazer aumento de receita para 105 Municípios e perda em outros 15. O Estado de São Paulo reúne o maior número de cidades que deverão registrar mudanças positivas no FPM. Ao todo, são 15. Em segundo, lugar aparece a Bahia com 10 cidades.

Curiosamente, o Estado baiano também poderá ser o palco das maiores perdas do Fundo. Os números apontam que essa diminuição do coeficiente afetará 8 Municípios. Rondônia fica na segunda posição do ranking, com duas cidades.

Vale ressaltar que 9 (nove) municípios brasileiros,  tem  uma  diferença  de  até  10 (dez) habitantes  para  mudar  de coeficiente,  são  eles: Ibicaraí/BA (3),  Juruá/AM (4),  Rio  de  Contas/BA  (4),  Bom Jesus/RN (4), Iramaia/BA (5), Urupês/SP (5), Maiquinique/BA (6), Caém/BA (10)  e Demerval  Lobão/PI (10).

Na Bahia perdem receita do FPM, a partir de 2017, os municípios de Coronel João Sá, Ibicaraí, Iramaia, Itapé, Mucugê, Rafael Jambeiro, Rio de Contas e Santa Luzia. Vão ter ganhos dos recursos do FPM os municípios de Belmonte, Bonito,  Capim Grosso,  Coração de Maria, Euclides da Cunha,  Luiz Eduardo Magalhães, Retilorândia, Santa Luz, Santo Antonio de Jesus, Serrolândia. Do site CNM. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário