sexta-feira, 30 de setembro de 2016

EUCLIDES DA CUNHA, CIPÓ E NOVA SOURE

Nos anos 1983 até 87, o então governador João Durval Carneiro, por meio da Bahiatursa, criou uma rede de hotéis com classificação Embratur  “duas estrelas”, que foram construídos em várias cidades com potencial turístico a ser explorado e, assim, viabilizar a ida de pessoas a esses municípios, a trabalho, estudo, pesquisa, etc., e, principalmente, turismo, onde poderiam se hospedar em um hotel relativamente confortável.

Para dar sustentação e servir de base de apoio para o turismo cultural ou em viagem de lazer, o governo estadual construiu hotéis na Chapada Diamantina, e na região nordeste, entre outros. Euclides da Cunha (Hotel do Conselheiro), Uauá (Hotel Vaza-Barris), Cícero Dantas (Hotel Serra do Boqueirão), e em Cipó fez melhorias nas instalações do Grande Hotel, para atender turistas da bacia do Rio Itapicuru e de outros estados que procuravam aquela cidade, atraídos, principalmente, pela sua excelente fonte termal de água medicinal Caldas de Cipó.

A partir do governo Waldir Pires, eleito em 1986, que sucedeu o governador João Durval, - mandato em que a Bahia passou por um desgoverno total- a rede de hotéis deixou de ser importante para o governo estadual. Sem uma política eficiente voltada para o setor do turismo, o Estado amargou perdas de receitas importantes.

Sem o suporte necessário para continuar ativo, o setor hoteleiro entrou em decadência, culminando com o fechamento de vários hotéis, entre eles, Conselheiro, Vaza-Barris, Boqueirão, Grande Hotel. Em Euclides da Cunha, ainda funcionou, precariamente, por alguns anos, mas não resistiu e fechou.  
Em completo abandono, o imóvel e todo equipamentos foram inutilizados pelo ataque de cupins, infiltrações, ferrugem, etc. Em Cícero Dantas, o imóvel foi transformado em uma unidade de apoio à saúde (antiga Dires) e, em Euclides da Cunha, o imóvel não pertence mais ao governo do estado.

O Ministério do Turismo, no atualizado Mapa do Turismo no Brasil, formado pelas 291 regiões turísticas em todo o país, retirou os municípios de Euclides da Cunha, Cipó, Nova Soure, Teofilândia, Abaré, Remanso. Todos com potencial turístico a ser explorado, porém, não visualizados pelos seus respectivos gestores. Redação de José Dilson Pinheiro. Leia matéria completa no site www.euclidesdacunha.com/  

Nenhum comentário:

Postar um comentário