A menos de três meses para a realização do primeiro turno das eleições para governador, o pré-candidato do DEM, ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, precisa dar um upgrade em seu discurso de campanha se quiser equilibrar a disputa com o atual governador e líder das pesquisas Rui Costa (PT). Nos eventos políticos que participou no final de semana em Nova Soure e Cipó, José Ronaldo declarou que  ainda está fazendo um levantamento das demandas das cidades para auxiliar na montagem do plano e estratégias de governo.  Ainda? A uma altura dessas do campeonato?

José Ronaldo viaja o Estado sem nenhuma proposta articulada de plano de governo, limitando-se apenas a fazer a crítica pela crítica da gestão de Rui. Disse Ronaldo, que em apenas 90 dias de pré-candidato, disputa de igual para igual em Cipó! O município possui pouco mais de 13.500 eleitores, insuficientes para tornar a disputa menos desigual.


No mais, Ronaldo apega-se única e tão somente à retórica para criticar a Central de Regulação estadual, prometendo que se eleito o sistema “não vai matar mais ninguém”, pois irá acabar com essa “situação humilhante”. E segue com o rosário de frases prontas: “Servidores não ficarão sem reajuste anual. Colocarei pessoas certas nos lugares certos e a segurança vai melhorar. Serei um governador sertanejo, do interior e dos municípios”.

Durante discurso em Cipó, José Ronaldo disse que está satisfeito com a pré-campanha. Claro que esse é um discurso para fora, porque internamente a coisa não é nada animadora. A indefinição na montagem da chapa, as rusgas entre Jutahy e Irmão Lázaro, a participação ainda tímida de Neto na campanha, dentre outros percalços, contribuem para que Zé Ronaldo continue patinando na pré-campanha.Ou muda e qualifica o discurso, ou então a oposição caminha a passos largos para sua quarta derrota consecutiva nas eleições majoritárias da Bahia. E no primeiro turno, é bom lembrar. 
A menos de 3 meses das eleições de 7 de outubro, pesquisas disponíveis em 21 unidades da Federação indicam que as disputas podem ser definidas já no 1º turno no seguintes estados: Alagoas, Bahia, Goiás, Maranhão e Piauí. Em Alagoas (Renan Filho, MDB), Bahia (Rui Costa, PT), Maranhão (Flávio Dino, PC do B) e Piauí (Wellington Dias, PT), os atuais governadores lideram nas pesquisas com a maioria absoluta dos votos. Em todos os demais Estados há ainda grande indefinição.  Se a eleição fosse hoje, venceria quem tem mais intenção de votos do que todos os adversários somados. Esse cenário só é observado em apenas 5 estados no momento, foi o que revelou um levantamento feito pelo Poder360 ao analisar mais de 300 pesquisas de intenção de voto a respeito das disputas de 2018.  Do site g8news.com.br