terça-feira, 20 de março de 2018

TUCANO: 181 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA


O município de Tucano está localizado no nordeste do Estado da Bahia. Limita-se com os municípios: Quijingue, Biritinga, Ribeira do Amparo, Cipó, Araci, Ribeira do Pombal e Nova Soure. Segundo dados do IBGE (2010), o município é composto de uma população residente de 52.418 pessoas, sendo 21.958 pessoas residentes na zona urbana e 30.460 pessoas residentes na zona rural. Esse número considerável de pessoas residentes na zona rural, explica-se pelo fato de desenvolverem a agricultura de subsistência, o que possibilita melhores condições de sobrevivência, visto que o município é carente de grandes empresas, não ofertando oportunidades de empregos e renda para a população.

O município de Tucano teve seu início em meados do século XVIII, pois até o ano de 1727, Tucano era uma pequena aldeia de índios, na qual o catequista frei Apolônio ergueu a capela de Nossa Senhora Santana. Então, a aldeia assumiu aspectos de povoado, resultando na criação do distrito, em 1754. Já no início do século XIX, foi elevado à categoria de vila. Com a promulgação da Lei nº 51 de 21 de março de 1837, criou-se o município de Tucano, completando nesta data 181 anos de emancipação política. Pesquisa do Joilson Costa, Rádio Pombal FM, com informações do historiador Rubens Rocha (1987) 


O município é privilegiado, pois, embora no Polígono das Secas, detém um dos maiores e melhores aquíferos do Estado, integrante da Bacia Sedimentar de Tucano. Outra singularidade é a predominância de minifúndios, favorecendo a implantação de programas voltados à agricultura familiar. Por outro lado, tem-se ainda o potencial turístico das águas termais, com estâncias hidrominerais, encontradas no distrito de Caldas do Jorro, além ainda, de outras atrações turísticas, como Buraco do Vento, formada por belíssimas formações rochosas, Cachoeira do Inferno, também formações rochosas, tipo quênio, com queda d’água esculpida pela própria natureza e o povoado de Jorrinho com sua água termal. 
A atividade industrial em Tucano é restrita a pequenas indústrias. A atividade de curtição do couro está em progresso pelo aumento da demanda, sendo os produtos de couro bem diversificados. Essa produção é vendida para o Nordeste, Salvador, Pernambuco e São Paulo, facilitando pela localização de Tracupá (povoado do município de Tucano) na margem leste da BR-116. Há também artesanato de produtos provenientes de atividades extrativistas e de cultivos regionais, tais como a do caroá e das fibras de sisal. 
Associando-se as atividades artesanais, a produção de doces, comidas típicas, requeijão, dentre outras iguarias, dá suporte a uma base econômica formada por mini-produtores, promovendo uma distribuição de renda e emprego mais diversificada no Município. A produção de cerâmica caracteriza-se pela falta de tecnologia competitiva para exploração do barro argiloso e pelos impactos ambientais negativos causados. Do Portal Educação. Pesquisa Joilson Costa, Rádio Pombal FM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário