quarta-feira, 25 de outubro de 2017

ALERTA DE DEFASAGEM, EXCESSO DE ATRIBUIÇÕES



As transferências para os Municípios de obrigações na execução de programas e as legislações que impõem aumento de responsabilidades foi parte do painel de quarta-feira, 25 de outubro 2017, do Diálogo Municipalista de Salvador. Os consultores da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Eduardo Stranz e Elena Garrido, alertaram aos participantes sobre situações que podem acarretar em punições aos gestores.

Stranz detalhou que as obrigações repassadas aos Municípios foram transferidas ao longo dos últimos anos após várias votações que foram aprovadas por parlamentares. Com o tempo, as responsabilidades ficaram exclusivamente com os Municípios. “Tudo isso que aconteceu de 1988 para cá foi feita de forma democrática e passou pelo Congresso Nacional”, contou Stranz.

O consultor listou algumas legislações aprovadas pelo Congresso Nacional que impactaram negativamente nos Municípios. A Lei dos Resíduos Sólidos que estabelece prazos para acabar com os Lixões e o Piso Nacional do Magistério estão entre elas.

 “A Lei foi aprovada por unanimidade pelo Congresso. Ela é um sistema que tem atribuições do presidente da República, dos governadores e dos prefeitos. Só que na lei está escrito que o prefeito vai para a cadeia com pena de 1 a 4 anos sem fiança. Por que punições somente para os prefeitos?”, questionou.

Subfinanciamento: A insuficiência nos repasses para o custeio dos programas federais foi outro ponto esmiuçado pela CNM. Stranz elencou que o custo médio de repasses utilizados para o pagamento da merenda escolar, transporte escolar e pagamento da equipe de Saúde da Família apresentam defasagem significativa, o que tem inviabilizado a execução e manutenção dessas iniciativas pelos Municípios. Do site CNM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário