domingo, 28 de janeiro de 2018

UM PREFEITO QUE NÃO TEM OBRAS PARA MOSTRAR



Para saber como anda a administração do prefeito de Paripiranga, conversamos com várias pessoas, moradoras do município. Prometemos não registrar nomes, a não ser que desejassem. Perguntamos o que estavam achando do primeiro ano de administração do prefeito e pedimos uma nota de 0 a 10. Após cerca de vinte entrevistas, a média atingida pelo prefeito Justino Neto foi exatamente 5,0. Esta nota reflete inclusive a opinião média das pessoas. Alguns poucos deram 10,0, outros poucos deram 0,0, mas a nota mediana predominou.

A verdade é que o primeiro ano da administração de Justino Neto foi marcada pela crise. Um prefeito que não tem obras para mostrar. E a população está acostumada a relacionar eficiência com a quantidade de obras. O município de Paripiranga não é diferente da maioria dos 5570 espalhados pelo território brasileiro. Depende do FPM – Fundo de Participação dos Municípios. Sua arrecadação própria é insignificante e o prefeito fica à espera dos recursos de emendas federais e estaduais. Como as torneiras estão fechadas para os opositores dos encastelados no poder, os prefeitos precisam ser criativos para garantir o mínimo possível para funcionamento da máquina pública. Talvez aí esteja a explicação do ano morno da administração de Justino Neto, sem obras ou novidades. 

Outros fatos confirmam que, apesar de estar no PV, Justino Neto segue uma cartilha conservadora da política. Quando foi eleito, tinha apenas 5 vereadores. Para se garantir, negociou com alguns vereadores da oposição. Jerônimo de Brício, do PP, que não gosta de ficar muito tempo longe do poder, aderiu ao prefeito eleito. Também aderiu ao prefeito eleito a vereadora Nany, esposa de Bira de Gringo (PMDB), o vice de Dr. Patrick (PSDB), segundo colocado no pleito de 2016, com pouco mais de 27% dos votos. No pacote, para completar, veio também o vereador Augusto de Dezinho. Com 8 vereadores, Justino garantiu a eleição do seu irmão, José Aloisio (PV), segundo vereador mais votado, como presidente da Câmara Municipal de Paripiranga. Do blog do Professor Landisvalth

Nenhum comentário:

Postar um comentário