segunda-feira, 17 de julho de 2017

NOVOS LIMITES MUNICÍPIOS DA BAHIA/SERGIPE




Os entendimentos acerca da tramitação legislativa que trata dos limites territoriais entre os estados de Sergipe e Bahia foram apresentados ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) na manhã terça-feira, 11de julho 2017. Conselheiros e servidores da Corte, bem como procuradores do Ministério Público de Contas, conheceram as alterações que deverão ser adotadas a partir de um acordo entre os parlamentares dos dois Estados.

Na redefinição dos limites, pelo lado de Sergipe deverão ser afetados os municípios de Poço Verde, Simão Dias, Pinhão, Carira, Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre, Poço Redondo e Canindé de São Francisco. Já os municípios baianos envolvidos são: Adustina, Paripiranga, Coronel João Sá, Pedro Alexandre, Santa Brígida e Paulo Afonso.

Entre as localidades que serão impactadas está  o Assentamento 12 de Março, localizado no município de Santa Brígida (BA), que passará ao município sergipano de Canindé de São Francisco; já a comunidade Boqueirão pertencerá ao município sergipano de Poço Redondo, e não mais ao município baiano Pedro Alexandre.

Na região dos municípios de Pedro Alexandre e Monte Alegre de Sergipe, as localidades de Couro, Baixa do Tatu, Monte Santo 2, Agrovila do Assentamento Nossa Senhora de Lourdes e Agrovila do Assentamento Nossa Senhora Aparecida deverão ser efetivadas como pertencentes a Sergipe.

As adequações afetam ainda os territórios nas divisas entre os municípios de Paripiranga e Simão Dias, com destaque para a unidade de extração mineral da Cal Trevo, que além de se localizar no território sergipano, tem todos os vínculos administrativos vinculados a Simão Dias.

Quanto à região no entorno dos municípios de Paripiranga, Poço Verde e Adustina, nas proximidades da nascente do Rio Real, foi corrigida a divisão entre os dois estados, respeitando o entendimento que a população local pratica. Nesse sentido, das casas existentes no Povoado São Francisco, somente três pertence ao território sergipano. Do Gata Amarrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário