quarta-feira, 13 de novembro de 2019

SALAS PARA TRATAMENTO DO PÉS DOS DIABÉTICOS

Até o final do ano serão implantadas 200 salas para o tratamentos do pé diabético em toda a Bahia, a maior parte distribuída em municípios com menos de 100 mil habitantes. Uma das primeiras será no município de São Sebastião do Passé, tendo o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, autorizado nesta semana, a cessão de equipamentos para a localidade, a exemplo de doppler pulsado e contínuo, maca e carro de curativo.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Escola de Saúde Pública (ESPBA) e do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), já realizou um programa de treinamento com profissionais da assistência de 64 cidades, visando qualificar este cuidado, prevenindo lesões e internações associadas ao pé diabético. 

Estima-se que, na Bahia, de 40 a 60% de todas as amputações não-traumáticas de membros inferiores são realizadas entre pacientes portadores de Diabetes Mellitus. Destas amputações, 85% são precedidas de feridas com úlceras. O objetivo é reduzir o número de amputações decorrentes da falta de controle do diabetes, que entre 2010 e 2018, ocasionou mais de 6 mil amputações. Pesquisa do Joilson Costa, Rádio Pombal FM, no site da SESAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário