quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

UMA NOITE ESPECIAL EM RIBEIRA DO POMBAL

Uma noite especial

Na quinta-feira passada participei de um evento que tocou profundamente não somente o meu ser professora, mas o meu ser enquanto criatura de Deus.convidada  a ministrar uma palestra na linda cidade de Ribeira de Pombal na Bahia. Apesar de uma agenda muito cheia  devido o período de final de ano, não pude me negar a um convite tão especial feito pelo gestor da pasta Roberto Alcantâra, que veio conhecer in loco nosso trabalho e desejoso da melhoria educacional  solicitou a socialização da experiência educacional de Brejo Santo à gestores, professores e autoridades local e das cidades circunvizinhas, já que Ribeira de Pombal é uma cidade Polo na Bahia.

Na quinta feira cedo começamos a missão. Digo missão pois fazer brotar  a esperança em uma educação melhor,  só  pode ser concebida como missão.Como sempre fomos eu e Adriana Moreira, a rádio local, Pombal FM,  falar um pouco sobre nossa educação. E logos após nos dirigimos a Câmara Municipal para falarmos para  um grupo de gestores escolares, coordenadores, secretários de educação e o prefeito da cidade que nos acolheu com muita receptividade.
A tarde, tivemos um momento com todos os professores da Rede Municipal  onde trocamos mais que saberes e  a afetividade fez toda diferença. 

Para coroar o dia,  a noite participamos do evento que falei no inicio da nossa conversa. Um evento único. A formatura de 20 alunos do 9º Ano  portadores de Necessidades Especiais. Eram vinte alunos na faixa etária entre 20 e 54 anos. O encanto começou logo na chegada ao evento. Um grande banner com a foto da turma, todos com a beca,  mostrando orgulhosamente um lindo anel, que simbolizava a vitória sobre uma etapa importante da vida.
O ambiente estava ornamentado  lindamente, a alegria dos familiares e formandos contagiavam a todos.

O mestre de cerimônia, um professor que durante sua infância foi excluído de muitas escolas  devido as suas limitações, socializou sua experiência e demonstrou  com o seu título de doutor em educação que podemos e devemos lutar pelos nossos sonhos, apesar das muitas barreiras enfrentadas.
Por muitos momentos não contive as lágrimas. Um turbilhão de emoções e pensamentos invadiram meu ser. Senti-me tão pequena em relação aqueles gigantes e envergonhada pelas vezes que tive a afoiteza  de pensar em desistir. Aquela turma reacendeu a esperança em todos os sentidos em minha vida. Foi verdadeiramente um presente de natal! Meu advento estava tomando sentido.

O que me cabe: Agradecer ao bom Deus  por  me proporcionar vivenciar estes momentos que com certeza me fazem uma pessoa melhor. Rubem Alves  afirmava  a respeito do conto Alice no país das maravilhas correlacionando aos portadores de necessidades especiais:   A corrida do pássaro Dodô é diferente: cada um corre do jeito que sabe e pode, todos ganham e todos recebem prêmios.Na carta aos pais  ele finaliza dizendo:Pois é isso que pode acontecer: se os seus filhos não aprenderem a conviver numa boa com crianças e adolescentes portadores de deficiências eles não saberão conviver com vocês quando vocês ficarem deficientes. Para poupar trabalho ao seu filho ou filha sugiro que visitem uma feira de artesanato. Lá encontrarão maravilhosas peças de madeira...Por uma humanidade melhor! Por Jacqueline Braga, Secretaria de Educação município Brejo Santo, Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário