domingo, 24 de julho de 2016

RIBEIRA DO POMBAL GANHA PONTO CIDADÃO

A Rede SAC amplia sua capacidade de atendimento, com a inauguração do Ponto Cidadão em Ribeira do Pombal, na segunda-feira, 25 de julho 2016, aumentando para 61 unidades em todas as regiões da Bahia. O novo Ponto Cidadão vai oferecer uma variedade de serviços públicos, levando cidadania aos 178 mil moradores do município e das cinco cidades vizinhas localizadas no Território de Identidade Semiárido Nordeste II.

Para atender à demanda dos 51 mil moradores de Ribeira do Pombal e das 127 mil pessoas dos outros cinco municípios da região, a nova unidade terá capacidade para realizar cerca de 5.500 atendimentos por mês. O Ponto Cidadão poderá emitir mensalmente até 1.100 cédulas de identidade (RG), 660 carteiras de trabalho e 660 CPFs. Também terá a possibilidade de expedir 660 certidões negativas de antecedentes criminais e prestar 660 atendimentos previdenciários mensalmente. Posteriormente serão agregados ainda os serviços de Seguro-Desemprego e Intermediação para o Trabalho, com a previsão de 1.760 atendimentos.

Instalações e horários de funcionamento: A unidade está localizada na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Ribeiro do Pombal, município a 271 quilômetros de Salvador. O Ponto funcionará diariamente, das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. As instalações possuem 213 metros quadrados de área construída, climatizada, com nove guinches de atendimento e espaço de espera. A equipe contará com 14 funcionários capacitados para prestar atendimento da Previdência Estadual (Ceprev) e das secretarias estaduais do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Segurança Pública (SSP).

O titular da Secretaria da Administração do Estado, Edelvino Góes, destacou o esforço da Saeb para aumentar a capilaridade da Rede SAC no estado, principalmente com a instalação de novos Pontos Cidadão no interior. “O crescimento da rede melhora a prestação de serviços aos baianos, evitando que moradores de municípios do interior se desloquem [em] grandes distâncias para obter um documento ou ter acesso a um serviço. Assim, o governo leva cidadania, prestação de serviços públicos e melhoria da qualidade de vida à população”.

A unidade de Ribeira do Pombal será o 22º Ponto Cidadão no estado, modelo pensado para aumentar a capilaridade da rede, com estrutura mais compacta do que os postos SAC, mas oferecendo os serviços que apresentam maiores demanda. O Ponto é resultado da parceria entre a Saeb e a prefeitura de Ribeira do Pombal.

Aumento da capacidade de atendimento: Além dos moradores de Ribeira do Pombal, o serviço vai atender a demanda de moradores dos municípios de Tucano, Ribeira do Amparo, Heliópolis, Quijingue e Banzaê, que têm 178 mil habitantes. O novo Ponto Cidadão aumenta para 8.580 a capacidade de atendimento do SAC no Território de Identidade Semiárido Nordeste II, que já dispõe de outro Ponto na região, na cidade de Cícero Dantas, a 35 quilômetros de Ribeira do Pombal.

Com a inauguração da unidade, a Rede SAC passa a contar com 61 unidades de atendimento, sendo 36 postos (na capital e interior), 22 Pontos Cidadão e três rotas do SAC Móvel, unidades que percorrem prioritariamente localidades onde não há SAC. Até o final deste ano, será inaugurado o Ponto Cidadão em Barra da Estiva.  Fonte: Ascom/Secretaria da Administração do Estado (Saeb)

Nenhum comentário:

Postar um comentário