quarta-feira, 13 de julho de 2016

NOVO MAPA DE TURISMO NA BAHIA

O mapa do turismo da Bahia mudou. O estado reduziu de 154 para 117 o número de municípios participantes de suas 13 regiões turísticas. O levantamento foi divulgado pelo Ministério do Turismo, em Brasília.

Para o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, este redimensionamento contribui para melhorar a capacidade do Ministério do Turismo de atuar de forma coordenada com os estados, regiões turísticas e municípios, para desenvolver e consolidar novos produtos e destinos turísticos.

Para a atualização do mapa, foram realizadas oficinas e reuniões em todas as 27 UFs e a validação do mapa foi feita pelos estados e Distrito Federal em seus respectivos Fóruns ou Conselhos Estaduais do Turismo.

Os 117 municípios da Bahia presentes no Mapa do Turismo se dividem em 5 categorias, de acordo com a Categorização dos municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro. O instrumento, elaborado pelo MTur, identifica o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio a cada um. A Bahia hoje está caracterizada pelas seguintes categorias: A (4 municípios), B (15 municípios), C (27), D (59) e E (12).  As categorias A, B e C é onde tudo se realiza e o D e E são apenas apoiadores.

Jeremoabo está classificado como D, situado na zona turística denominada “Caminhos do Sertão”, formado pelos municípios de Araci, Banzaê, Canudos, Feira de Santana, Itapicuru, Monte Santo, Ribeira do Pombal, Santa Bárbara, Serrinha, Tucano e Uauá.

O que no falta agora é termos um Plano de Desenvolvimento do Turismo, seja na utilização dos seus recursos ambientais e históricos ou ligando nossas festas às potencialidades turísticas regionais: Paulo Afonso, Canudos, Raso da Catarina, Arara Azul, etc. Fonte: www.jeremoabo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário