quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

NOTA DEPUTADO SOBRE HOSPITAL PAULO AFONSO


Após início do governo Bolsonaro, a população perde benefícios diariamente. A saúde é o principal investimento nacional e está sendo negligenciado pela gestão. O Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), na cidade de Paulo Afonso, que atende a população de municípios que abrangem a Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, em cirurgias eletivas, atendimento de urgência, atendimento de ortopedia, obstetrícia, e demais especialidades, irá suspender o seu funcionamento após indicação de encerramento de parceria da Chesf com o governo.
 A unidade hospitalar, é mantida por convênio entre a Chesf e a Prefeitura de Paulo Afonso desde a sua fundação, e é hoje o principal equipamento hospitalar da região. Em acordo firmado em 2018, a unidade seria federalizada e passaria por reforma e ampliação, totalizando um investimento de R$ 45 milhões. Em seguida, sua gestão seria transferida para a UNIVASF. Este acordo foi rompido de forma unilateral pela Chesf, que tinha esta responsabilidade para com a população como única contrapartida pela exploração de energia.
 A decisão da Chesf descumpre acordo com Ministério Público Federal e ameaça a saúde de toda a região. O Governo Federal não pode permitir fechamento de hospitais e muito menos suspender ou cancelar investimentos e saúde. Isso é um absurdo! A população não pode pagar esta conta! Esta é uma responsabilidade e um dever do presidente eleito que já começou o ano cortando na carne do povo. Precisamos nos unir, deputados e deputadas, de todos os partidos, em defesa do HNAS. É pelo povo da Bahia e dos demais estados. É pela saúde da nossa gente. É pela defesa do direito de acesso à saúde.
A SESAB divulgou nota informando ter sido surpreendida com o anúncio, de decisão unilateral, do fechamento do hospital e que seus dirigentes participarão da reunião da Comissão Intergestores Regionais (CIR) na próxima semana, com a presença do Ministério Público e representações dos entes envolvidos, a fim de reverter esta decisão. Estamos acompanhando esta situação e seremos resistência nesta luta!  Forte abraço, DEPUTADO ESTADUAL DA BAHIA, JACÓ PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário