quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

JOILSON COSTA: UM ANO DE TRANSPLANTADO

O Ceará realizou 1.536 transplantes de órgãos e tecidos em 2018, segundo melhor resultado da história. Foram 17 a mais que no ano anterior, quando o Estado fez 1.519. Destaque para o número de transplantes de fígado, 211 realizados, o segundo maior recorde consecutivo registrado no Ceará. Em relação a 2017, houve crescimento de 4,9% no número de transplantes hepáticos. Entre os transplantado de figado em 2018 está o baiano, pombalense, Jose Joilson Costa Borges, que na sexta-feira, 1 de fevereiro 2019, completa um ano de transplantado. Se formos comparar os numeros de transplante em geral com a Bahia, chega a ser humilhante a vantagem do Ceará. Só resta aos baianos esperar que em um futuro breve isto mude. 
"Sinto muito dizer, e fico triste por isso, que se fosse pelo meu estado, a Bahia, poderia já esta morto, ou sofrendo as amarguras de uma doença que só tinha uma cura: o transplante. Só tenho agradecer a equipe dos setores de hepatologia do Hospital Universitário do Ceará, e o apoio do Hospital Universitário de Sergipe, que me encaminhou para Fortaleza, e me forneceu apoio logístico, como todas as passagens aéreas e ajuda de custo para minha estadia, e da esposa, minha acompanhante em todo todo o tempo que estive na capital cearense, para o meu tratamento. Recebemos o apoio de muitos pombalenses e pessoas de outros municípios da região, a qual deixo o agradecimento de toda minha família, em orações e financeiro. 

Hoje realizo minhas revisões e pego meus remédios em Aracaju. Obrigado Ceará, Obrigado Sergipe. Não poderia esquecer de agradecer também a família do Estado do Piaui que fez a doação do órgão que me permite está vivo. Meu figado novo completa 33 anos nesta sexta-feira. Nos primeiros 28 dias de janeiro 2019, no Estado do Ceará  22 pessoas diversos estados brasileiros receberam um novo fígado. Ceará, posso dizer, uma referência nacional em transplante de figado, diz Joilson Costa, Rádio Pombal FM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário