quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

MORREU BAILARINO POMBALENSE EM BLUMENAU

Morreu nesta terça-feira, 29, às 19h30, em Blumenau o artista plástico e bailarino Pedro Dantas. Ele tinha 77 anos e sofria de complicações pulmonares. Um dos artistas mais conhecidos da cidade, ele é o autor das esculturas dispostas na praça do Teatro Carlos Gomes. Dentre as obras mais conhecidos da carreira como escultor estão Carlos Gomes e o Índio Guarani. Em 2011, Dantas foi nomeado Comendador da Dança e recebeu a Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa pelos serviços prestados à cultura do estado. O velório de Pedro Dantas está marcado para 10h no Cemitério e Crematório São José, com cerimônia de despedida às 17h na Capela Frei Fulgêncio, também no São José.
Carreira- Pedro Dantas Riso nasceu em Mirandela, interior da Bahia, em 1941, na época território de Ribeira do Pombal. A referência familiar em nossa cidade, recai sobre Sarbélio Dantas,seu irmão. Ele aprendeu a esculpir com os avós, fazendo os presépios de Natal da família em argila. Ainda criança, Dantas mudou-se para São Paulo, onde conheceu uma vizinha, professora de balé. Foi ela quem abriu o caminho da dança para o menino.  Com o passar dos anos, a carreira de bailarino deslanchou. Estudou na Escola do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Viveu 20 anos na Europa e trabalhou na Itália, Grécia e Alemanha. Dançou em mais de 100 países diferentes.
No fim da década de 1970, a convite do presidente da Companhia Hering, Ingo Hering, Dantas volta ao Brasil para dirigir a Escola de Ballet do Teatro Carlos Gomes, em Blumenau. Também lecionou em Joinville e participou da criação do Festival de Dança. Encerrou a carreira aos 58 anos, com uma apresentação no festival. 
Escultura - As artes plásticas se transformaram em sua principal atividade a partir de então. Desenvolvia obras em bronze, resina e outros materiais. Nelas, bailarinos eram um tema frequente. Obras do artista estão espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.Em Blumenau, o conjunto de bailarinos e as esculturas de Guarani e do maestro Carlos Gomes estão entre as mais populares. Do www.oblumenauense.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário