domingo, 27 de outubro de 2019

DUAS IGREJAS:RECONSTRUÇÃO E DESTRUIÇÃO

"A reconstrução da nossa Igreja Matriz segue a todo vapor. Graças ao nosso esforço e com o apoio dos deputados Laerte do Vando, Elmar Nascimento e José Nunes, conseguimos acelerar o início das obras e muito em breve teremos nosso templo sagrado de portas abertas mais uma vez!" postou o Prefeito Vando de Monte Santo em sua pagina no facebook.  A igreja foi parcialmente destruída por um incêndio na noite de sábado, dia 20 de abril 2019. 

Em maio deste ano, a presidente nacional do Iphan, Kátia Bogéa, autorizou o lançamento do edital para a escolha da empresa após uma reunião com o deputado federal Elmar Nascimento (DEM); o prefeito de Monte Santo, Vando (PSC), e o deputado estadual Laerte do Vando (PSC). 
A Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, em Monte Santo, está passando por intervenções. Isso porque, a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na Bahia, assinou, na quarta-feira, 11 de setembro 2019, o contrato com a empresa responsável por executar as obras emergenciais. A empresa vencedora é a RC Restauração e Construção Eireli – ME, contratada sob o Regime de Empreitada por Preço Global. O valor do contrato é de R$ 740.690,66 (setecentos e quarenta mil, seiscentos e noventa reais e sessenta e seis centavos) e o prazo para a execução da obra é de 180 dias corridos, contados a partir da assinatura da Ordem de Serviço. 
Estamos relembrando este fato para questionar o porque da dificuldade de se conseguir qualquer intervenção dos órgãos competentes, a nível federal e estadual, sobre a situação da Igreja da Mirandela, no município de Banzaê, patrimônio cultural e religioso. Falta uma ação mais efetiva do Poder Municipal, da Câmara de Vereadores, dos deputados federal e estadual votados no município, da Diocese de Paulo Afonso, população em geral, mirandelenses espalhados pelo Brasil, e devotos do Senhor da Ascensão, colocando a situação da mesma para todo o pais nas redes sociais, para que algo venha a ser feito? Como está é que não pode continuar. 

Segundo informações recebidas pelo blog da ASCOM da PMB "É de que recentemente a Prefeita Jailma Dantas esteve com o Governador Rui Costa com a finalidade de buscar uma solução para a Igreja da Mirandela. Após esta reunião uma visita de especialistas já aconteceu para determinação das obras necessárias e o custo da mesma para posterior assinatura de convênio" Pesquisa do Joilson Costa, Rádio Pombal FM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário