sexta-feira, 6 de setembro de 2019

EUCLIDES DA CUNHA: 180 MIL SACAS DE FEIJÃO

João Carlos Rodrigues Filho, ou simplesmente João do Feijão, como é conhecido por muitos, é um dos maiores comerciantes e empacotador de feijão, vendendo sua marca para redes de atacados como: Walmart, Atacadão, GBarbosa, Mercantil Rodrigues e etc; também é produtor de grãos na região, e, comenta sobre as boas expectativas para a safra de feijão 2019.
Após dois anos consecutivos de absolutos prejuízos na lavoura, pequena parte de produtores de Euclides da Cunha vê com ânimo os primeiros resultados da colheita do feijão da safra 2019. Em 2017, os agricultores de Euclides da Cunha e região perderam aproximadamente 80% do plantio em virtude das chuvas que prolongaram nos meses de agosto e setembro. Em 2018 as perdas também foram em grandes proporções, mas pela falta de chuva no período de inverno.
Cansados com os prejuízos e/ou dívidas e com receio de mais um ano de prejuízo, a maior parte dos produtores da região não fez o plantio de grãos neste ano. O resultado é uma produção de grãs pequena, porém com bons resultados para os agricultores que apostaram na colheita desse ano.
O entrevistado afirma: “É uma pena que a área plantada tenha sido reduzida, pois poderíamos ter tido uma super safra caso isso acontecesse. Embora a produtividade seja boa, a área plantada foi bem pequena, refletindo diretamente no volume de feijão colhido, que será bem menor que outros anos. A previsão é que apenas 180 mil sacas sejam colhidas, justamente por conta da área reduzida”. 
O preço médio do feijão do tipo carioca, o mais comum na região, está sendo comercializado por R$ 160,00/saca de 60kg. Esse preço é relativamente baixo para os agricultores, especialmente para os que produziram pouco. Já para os maiores produtores, que se utilizam, inclusive, de modernas máquinas de colheitas, o preço pode ser visto como um bom resultado do investimento. Do euclidesdacunha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário