segunda-feira, 29 de abril de 2019

ELEIÇÕES PARA VEREADOR EM RIBEIRA DO POMBAL

Mais uma eleição se aproxima, e as especulações quanto a futura composição da Câmara de Vereadores aumenta a cada dia. A Câmara de Vereadores acaba de aprovar o aumento do número de Vereadores que sai dos atuais 14 para 15. Essa nova vaga ficará com a oposição ou com a situação? A oposição terá votos suficientes para manter as 3 vagas que têm hoje na Câmara? O Prefeito Ricardo Maia  anunciou recentemente que algum vereador deverá compor a chapa majoritária em 2020. Quem será esse vereador? O grupo do prefeito marcha junto em um único partido ou haverá divisão, em dois partidos?

O grupo de situação tem hoje 11 vereadores (No mínimo 10 candidatos a vereador), mais 3 suplentes que assumiram, só ai já são ao menos 13 candidatos, além do ex-vereador Dominguinhos, fala-se que mais duas mulheres entrariam pra valer na briga por uma vaga. Assim, o grupo da situação teria ao menos 16 nomes competitivos disputando, 12 vagas. Já a oposição conta hoje com 3 vereadores, marcham todos no mesmo partido? Quais os demais candidatos da oposição? Se não houver outros nomes a oposição corre o risco de encolher ainda mais nas urnas.

Alguns entendidos ouvidos pelo blog acreditam que todos os vereadores eleitos pela situação em 2016 devem retornar a Câmara, foram 11, mas como 01 deve compor a chapa como candidato a prefeito ou vice-prefeito, temos 10 com imenso potencial de retornar. Restaria mais 02 vagas, a ser disputada pelos suplentes (Ezequias, Marcelo Silva, Sandro Aguiar), pelas mulheres que estam vindo ai e por Dominguinhos. Vale dizer que o favoritismo dos atuais vereadores só se confirmará se todos manterem os apoios da eleição de 2016, caso contrário entraram na disputa pelas últimas vagas.

Já a oposição tem hoje 3 vereadores, todos favoritos até o momento, já que não se ver no horizonte nomes competitivos, todavia, se os ex-vereadores Toninho e Alessandro de Dada confirmarem suas candidaturas, a oposição não só garante 3 vagas, como também pegará fogo a disputa entre os oposicionistas.

Outra pergunta que não quer calar, como os candidatos a vereador da oposição devem está todos no mesmo partido, em virtude na nova lei eleitoral, qual será esse partido, quem será o comandante deste partido, todo mundo confiara que esta pessoa garantirá a legenda pra disputa? Ao longo dos próximos meses todos esses questionamentos serão respondidos e o blog estará mantendo os leitores informadissimos do que se passa nos bastidores da política Pombalense. Por Joilson Costa, Rádio Pombal FM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário