quarta-feira, 10 de abril de 2019

DESISTÊNCIAS MAIS MÉDICOS NO ESTADO DA BAHIA

A Bahia registrou 117 desistências de profissionais inscritos no Programa Mais Médicos, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Em todo o Brasil, foram 1.052 renúncias. O número é o segundo maior do país. O estado de São Paulo ficou no primeiro lugar do ranking nacional, com 181 vagas abertas depois da desistência dos profissionais. O terceiro foi Minas Gerais, com 104. 

Presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro afirmou que existem cidades sem médicos na Bahia. Para o prefeito de Bom Jesus da Lapa, os profissionais desistiram dos contratos por causa da distância. “Eles brigaram para tirar os médicos cubanos, mas os brasileiros não querem ir para os municípios mais distantes, principalmente para as comunidades do sertão. Tem lugar aí que está sem um médico. Quem pagou a conta com isso foi o povo”, declarou Ribeiro.
As cidades baianas com os maiores números de desistências são Cândido Sales (4), Brumado (3), Euclides da Cunha (3), Inhambupe (3) e Serrinha (3). Em Salvador, um profissional desistiu do programa. Além de Euclides da Cunha, houve desistência na região em: Olindina (2) e Nova Soure (1).
O porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, informou na terça-feira, 9 de abril 2019, que o governo federal estuda substituir o Mais Médicos por outro programa, sem dar mais detalhes. A lei que criou o Mais Médicos foi sancionada em 2013 pela então presidente Dilma Rousseff com o objetivo de levar profissionais a cidades do interior e a periferias das grandes cidades. Pesquisa do Joilson Costa, Rádio Pombal FM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário