domingo, 21 de abril de 2019

CONTAMINAÇÃO ÁGUA CONSUMIDA POR BAIANOS

Testes realizados nas empresas de abastecimento de municípios brasileiros mostram que quatro cidades da Bahia consomem um perigoso coquetel com 27 agrotóxicos encontrados na água utilizada pela população. Mucugê, na Chapada Diamantina, Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Itapetinga, Centro Sul, e São Félix do Coribe, no Oeste, estão no topo de uma lista de 271 municípios baianos em que se encontrou pelo menos um agrotóxico na água que abastece as torneiras das cidades. A EMBASA rebate a notícia com afirmativa que os índices da sua água são toleráveis e aceitáveis na água distribuída a população dos municípios baianos. 

A divulgação do resultado do estudo de contaminação de água por agrotóxicos pela Agência Pública, Repórter Brasil e organização Public Eye gerou questionamentos. Além das próprias empresas de tratamento de água desmentirem as informações ou falarem que elas são tendenciosas, associações do setor agrícola também foram contrárias aos dados apresentados.

Em nossa região estão na lista do referido estudo os municípios de Antas, Banzaê, Cícero Dantas, Cipó, Euclides da Cunha, Fátima, Glória, Inhambupe, Itapicuru, Jeremoabo, Nova Soure, Novo Triunfo, Olindina, Quijingue, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Santa Brígida, Sítio do Quinto, Tucano. Resumo reportagem do Correio da Bahia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário