quarta-feira, 17 de abril de 2019

CONSTRUÇÕES CASAS PODEM SER PARALISADAS

As obras do Minha Casa Minha Vida (MCMV), maior programa de habitação popular do país, podem ser paralisadas na Bahia. Há três meses sem receber regularmente os repasses do governo federal, construtoras ameaçam demitir 50 mil trabalhadores no estado. De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), os atrasos começaram em janeiro, e os empresários aguardavam a regularização até março.

No país, muitas empresas têm enfrentado o atraso de repasses para obras já em curso. É o caso da construtora Terra Santa, que não terá como dar continuidade às obras. “Em novembro de 2018, assinei a venda de um terreno, em Maracás, para o Fundo de Arrendamento Residencial e em contrapartida, a construtora foi contratada para executar a obra de 100 unidades habitacionais da Faixa 1 Assim, não tenho mais como bancar a obra e terei que demitir 50 funcionários esta semana”, relata o proprietário da construtora, Carlos Leal.

Situação semelhante é relatada pelo sócio da Monte Sinai Construções, que assinou contrato com a Caixa, no mesmo período, para a execução de uma obra de 100 unidades da Faixa 1, em Una, e há cinco meses não recebe repasses. “Tentamos manter a obra até o nosso limite, porém agora não temos como dar prosseguimento e vamos parar as atividades além de ter que demitir cerca de 50 funcionários”, afirma Marthan Dutra.  Ao todo, pelo menos R$ 450 milhões não foram pagos pela União, entre janeiro e março deste ano. 

No município de Ribeira do Pombal, o Programa Minha Casa Minha Vida tem em construção um total de 500 apartamentos, sendo que 300, da primeira etapa, em fase da acabamento, e 200 na fase inicial. Não foi possível obter informações com está a situação em termos de recebimento dos repasse pela construtora responsável pela obra. Se está em dia os repasses, ou também está na lista das que estão sem receber dinheiro na Bahia. Do Bocão News e Joilson Costa, Rádio Pombal FM. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário