segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

RIBEIRA DO AMPARO: EXECUTIVO X LEGISLATIVO-II

Quando um prefeito não tem maioria na Câmara o andamento do exercício financeiro do município é decidido pela oposição. Se esta é feita radicalmente a ponto de impor limites orçamentários, mesmo com dinheiro em conta, o gestor fica impossibilitado de fazer pagamentos, oferecer serviços e executar obras. Isso porque todo e qualquer gasto público tem que ser obrigatoriamente autorizado pelo Poder Legislativo.
Esse é o cenário que se desenhou no município de Ribeira do Amparo, onde Germano não conseguiu fazer maioria na Casa Legislativa e agora quem dita o que vai ser gasto ou não é a oposição, mantendo o prefeito acuado e mendigando dotação orçamentária, que é dada segundo os interesses dos oposicionistas e não segundo a necessidade da população. Talvez se o prefeito tivesse a maioria dos vereadores, estes lhes dariam tudo que pedisse, até mesmo muito além daquilo que de fato precisasse para dar andamento normal à sua administração.
O problema está exatamente nisso. As Câmaras, na sua maioria, quando não é oito, é oitenta. No momento a Câmara de Ribeira do Amparo, talvez está sendo vinte em uma escala de oitenta quando deveria ser quarenta para não dar tudo que o prefeito pede, mas também não lhe conceder aquém do que precisa para seguir tocando normalmente sua administração. Mesmo entendendo que a Câmara não deva ser oitenta, ela deveria usar da sensatez e buscar um meio termo porque a diferença entre o veneno e o remédio é a dose. E a dose política que a oposição de Ribeira do Amparo está aplicando à gestão de Germano está mais pra overdose e seus efeitos quem mais sente é o povo.
E não fique pensando que recebi alguma vantagem para escrever esse texto porque isso não fiz, não faço e nunca farei. Estou escrevendo esse texto porque não consigo ficar calado diante de jogo político sujo e rasteiro. Por Tony Santos, professor e radialista . 

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Esse blog não aceita opiniões divergentes , só acontece isso em países autoritários!

    ResponderExcluir