sábado, 26 de maio de 2018

RINS E FIGADOS BAIANOS PARA OUTROS ESTADOS


Cerca de 60% dos rins e 30% dos fígados captados na Bahia são disponibilizados para outros estados, onde são realizados os transplantes. De acordo com o governo baiano, este baixo índice onera o estado, que anualmente gasta R$ 10 milhões em custos com Transferência para Fora do Domicílio - TFD (pacientes e acompanhantes que vão para outros estados) e R$ 26,4 milhões em custos com Hemodiálise. 

Para melhorar estes números, a Secretaria Estadual da Saúde (SESAB) lançou, em 2016, uma política de incentivos ao transplante, com o objetivo de garantir sustentabilidade econômica às equipes e hospitais, com base em metas e resultados, além de facilitar o acesso à realização dos exames necessários para o pré e pós-transplante e reduzir o tempo de espera com aumento da doação, captação e transplante. 

Com esta política houve aumento do número de centros transplantadores e do número de órgãos transplantados, mas ainda existe uma barreira, a grande recusa para a autorização de doação de órgãos pelas famílias, que atinge mais de 70% dos potenciais doadores. Do Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário