sexta-feira, 23 de março de 2018

MONTE SANTO NA TV BAHIA NESTE SÁBADO


O Programa Conexão Bahia deste sábado, 24 de março 2018, exibe um especial em Monte Santo, cidade do sertão baiano que abriga a quinta maior romaria do Brasil e a única que acontece na montanha. Os apresentadores Renata Menezes e Aldri Anunciação percorrem os 4 km de subida da serra para contar a história da peregrinação religiosa até o Santuário Santa Cruz, tradição que existe há mais de 200 anos.

A cidade, que está a cerca de 350 km de Salvador, respira religião desde a sua fundação. Tem papel importante na história e na nossa cultura, por ter sido palco da Guerra de Canudos e cenário do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha, e da minissérie da Globo, “O Pagador de Promessas”, de Dias Gomes. 

Os apresentadores batem um papo com pessoas importantes da região, como o padre Enoque Oliveira, que trabalha ativamente na recuperação da memória da Guerra de Canudos, e o artista plástico e poeta Seu Dedega, que foi personagem do filme de Glauber Rocha. Ele rememora histórias da época da gravação e conta quais figuras ilustres, do Brasil e do mundo, já encontrou por lá. 

O programa conta ainda com um passeio pela história do Museu do Sertão, que guarda a memória da região, e o Vumbora vai até o quilombo Lage do Antônio, que preserva a nossa cultura ancestral. É sábado, dia 24, às 8 horas da manhã. Divulgação Rede Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário