sexta-feira, 25 de maio de 2018

FOGO DO MACETÉ: SÃO 125 ANOS DO EPISÓDIO


Neste sábado, 26 de maio, o Coletivo de Jovens do Maceté, em Quijingue, realizará a sétima edição do Fogo do Maceté, evento que tem como objetivo manter viva na memória do povo a participação da comunidade na Guerra de Canudos. Este ano, quando se completa 125 anos do episódio nas terras quijinguenses, a programação contará com debates, exposição fotográfica, visita ao local do combate, apresentação teatral e sarau cultural. O evento acontece no distrito de Maceté.

História – No dia 26 de maio de 1893, a comunidade do Maceté foi palco de um violento combate entre os seguidores de Antônio Conselheiro e a força policial do Estado da Bahia. Dos dois lados, muitos morreram. O Fogo de Maceté, também chamado de “Fogo do Viana”, tem o objetivo de lembrar essa data pela importância do episódio histórico, e é um momento oportuno, também, para disseminar entre os jovens a verdadeira história sobre a Guerra de Canudos.

Palestrantes: Sther Andrade, professora, ativista de direitos humanos e feminista – Palestra às 9h; Fagner Moreira, ativista de direitos humanos, conselheiro estadual de juventude – Palestra às 10h; Jocivaldo dos Anjos, mestre em gestão pública, assessor de juventude rural da Bahia – Palestra às 14h; Felippe Serpa, professor do curso de pós-graduação da UNEB – Participação especial. Do Resenha Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário